Duas jovens bandas lisboetas, que lançaram os seus primeiros álbuns em abril deste ano, são as finalistas do Festival Metamorfose’23 Soure. Vão atuar na noite da próxima sexta-feira, 22 de setembro, no Parque de Bacelos, em Soure. A final está integrada na programação da São Mateus Fatacis e tem entrada livre.
Das oito bandas que participaram no Festival Metamorfose’23 Soure, foram selecionadas quatro semifinalistas: bombazine, EN1, Raiva Rosa e Safari Zone. Na noite de sábado, 16 de setembro, enquanto atuava a banda criada na Academia Rock On, o júri e o público presente no Pangeia – Festival Municipal de Juventude de Soure, escolheu bombazine e Safari Zone.
O projeto dos bombazine começou em 2020, com as primeiras ideias para músicas feitas de «pura amizade, ritmo, boa disposição e calçado confortável». Lançaram este ano, no final de abril, «Grã-Matina», o seu EP de estreia. Dois meses depois venceram o Oeiras Band Sessions, criado pelos Nirvana Studios, e como prémio atuaram no Nos Alive. Os Safari Zone são uma banda lisboeta de indie rock. Começaram a tocar juntos em 2019. Lançaram o EP «This World is an Anteater», que combina elementos do indie rock com o space rock, estilo com o qual se identificam.
Satisfeitos e surpreendidos com o resultado, os bombazine destacam «a felicidade de terem sido escolhidos num dos concertos em que se sentiram melhor», indica Vasco Granate. «Estamos muito entusiasmados», diz Duarte Cruz, dos Safari Zone, «não estávamos à espera de chegar tão longe!». Agora, «o objetivo é ganhar!».
A organização considera que «a excelência demonstrada em palco pelos quatro projetos semifinalistas é um testemunho do talento que Portugal tem para oferecer e reforça a relevância do Festival Metamorfose». A Academia de Música de Coimbra e o Município de Soure estão «profundamente orgulhosos desta iniciativa, impulsionadora do crescimento e inovação no campo da cultura musical portuguesa».
O Festival Metamorfose, desde o ano passado coorganizado pela Academia de Música de Coimbra e o Município de Soure, recebeu 55 candidaturas, a partir das quais o júri (constituído por Carlos Cunha, Jessica Cipriano, João Paulo Castanheira e Eduardo Santiago) selecionou os oito projectos — bombazine, Cobra ao Pescoço, Eduardo Branco, EN1, Leo the Painter, Raiva Rosa, Safari Zone e Sleep Therapy —, que se apresentaram em programas ao vivo entre 10 e 20 de julho. Todas as atuações estão disponíveis em festivalmetamorfose.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário