domingo, 17 de setembro de 2023

SAFARI ZONE E BOMBAZINE SÃO FINALISTAS DO FESTIVAL METAMORFOSE 2023















Duas jovens bandas lisboetas, que lançaram os seus primeiros álbuns em abril deste ano, são as finalistas do Festival Metamorfose’23 Soure. Vão atuar na noite da próxima sexta-feira, 22 de setembro, no Parque de Bacelos, em Soure. A final está integrada na programação da São Mateus Fatacis e tem entrada livre.

Das oito bandas que participaram no Festival Metamorfose’23 Soure, foram selecionadas quatro semifinalistas: bombazine, EN1, Raiva Rosa e Safari Zone. Na noite de sábado, 16 de setembro, enquanto atuava a banda criada na Academia Rock On, o júri e o público presente no Pangeia – Festival Municipal de Juventude de Soure, escolheu bombazine e Safari Zone.

O projeto dos bombazine começou em 2020, com as primeiras ideias para músicas feitas de «pura amizade, ritmo, boa disposição e calçado confortável». Lançaram este ano, no final de abril, «Grã-Matina», o seu EP de estreia. Dois meses depois venceram o Oeiras Band Sessions, criado pelos Nirvana Studios, e como prémio atuaram no Nos Alive. Os Safari Zone são uma banda lisboeta de indie rock. Começaram a tocar juntos em 2019. Lançaram o EP «This World is an Anteater», que combina elementos do indie rock com o space rock, estilo com o qual se identificam.

Satisfeitos e surpreendidos com o resultado, os bombazine destacam «a felicidade de terem sido escolhidos num dos concertos em que se sentiram melhor», indica Vasco Granate. «Estamos muito entusiasmados», diz Duarte Cruz, dos Safari Zone, «não estávamos à espera de chegar tão longe!». Agora, «o objetivo é ganhar!».

A organização considera que «a excelência demonstrada em palco pelos quatro projetos semifinalistas é um testemunho do talento que Portugal tem para oferecer e reforça a relevância do Festival Metamorfose». A Academia de Música de Coimbra e o Município de Soure estão «profundamente orgulhosos desta iniciativa, impulsionadora do crescimento e inovação no campo da cultura musical portuguesa».

O Festival Metamorfose, desde o ano passado coorganizado pela Academia de Música de Coimbra e o Município de Soure, recebeu 55 candidaturas, a partir das quais o júri (constituído por Carlos Cunha, Jessica Cipriano, João Paulo Castanheira e Eduardo Santiago) selecionou os oito projectos — bombazine, Cobra ao Pescoço, Eduardo Branco, EN1, Leo the Painter, Raiva Rosa, Safari Zone e Sleep Therapy —, que se apresentaram em programas ao vivo entre 10 e 20 de julho. Todas as atuações estão disponíveis em festivalmetamorfose.com.

Sem comentários: