"Céu é um projecto literário e musical dirigido às crianças e a todo o público, que consiste num áudio-livro em formato fisico e digital e num concerto a apresentar ao vivo no auditório da Fundação Oriente no dia 5 de Novembro às 16:00.
O projeto CÉU | 空 é o mais recente áudio-livro da escritora Inês Pupo e do músico Gonçalo Pratas, com ilustrações do ilustrador japonês Ikeya Yoshikazu.
É um poema musical que pretende levantar questões.
"Somos mais de 7 biliões de humanos. E quando nascemos, instintivamente olhamos para o céu. Para o mesmo céu. Para o mesmo céu?"
Quando contemplamos o céu, acedemos instantaneamente a uma dimensão existencial e filosófica.
Qual o nosso papel no universo? Somos meros espectadores ou habitantes relevantes? O universo é finito? Se o céu não existisse, existiriam a arte, a cultura, a ciência, a filosofia, a espiritualidade?
"A ideia nasceu de forma expontânea e levou-nos concretizar o projecto com o Ikeya Yoshikazu. Queríamos que este 'Céu' tivesse um uma linguagem acessível, humanista e universal. Fomos trocando ideias ao longo dos anos e agora, finalmente, o projecto foi concretizado. (...)
No ano em que se comemoram os 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão, este projeto pretende também explorar as relações atuais entre os dois países, partindo das perspectivas histórica e cultural, que se cruzam, mas tentando também abordar e refletir sobre a atualidade destas relações, no contexto de um mundo global, a braços com desafios climáticos, científicos, filosóficos e existenciais que constituem pontos de contacto significativos."
Inês Pupo e Gonçalo Pratas , autores.
"Perante a universalidade das questões que este projeto nos lança, pareceu-nos irresistível desafiar um ilustrador japonês, cujo trabalho muito admiramos, e acrescentar ao projeto uma dimensão simultaneamente intercultural e universal."
Inês Pupo e Gonçalo Pratas receberam o prémio de Melhor Livro Infanto-Juvenil - SPA/RTP 2012, são autores referenciados pelo Plano Nacional de Leitura e autores do projecto Galo Gordo e do livro A Casa Sincronizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário