sexta-feira, 6 de outubro de 2023

SULLEN APRESENTAM O ESPETÁCULO “CARONTE”





















28 DE OUTUBRO | CRIARTE, CARCAVELOS

O colectivo criador de música progressiva instrumental com referências no jazz, eletrónica e metal, Sullen, ruma até ao sul no dia 28 de Outubro para apresentar o espetáculo “Caronte”. Vai acontecer no espaço CriArte em Carcavelos, às 21h30.

A primeira parte estará a cargo de Dullmea.

No dia 20 de Outubro será lançado o single “Moognoise” que foi gravado ao vivo no passado dia 28 de Julho no concerto no Porto.

O colectivo é composto por André Ribeiro na guitarra, Kevin Mota no baixo, Marcelo Rúben Aires na bateria, Pedro Favas na guitarra e Ricardo Pinto no teclado.

Sullen são cinco personalidades movidas pela busca de inovação estética que exploram as dimensões estilísticas do Jazz, Metal e Electrónica num exercício de experimentação e fusão composicional, improvisação, sonoplastia e o desenvolvimento de um repertório sofisticado que é também a banda-sonora de uma visão do mundo e das suas vicissitudes.

O novo espetáculo “Caronte” está estruturado sob a premissa de uma experiência audiovisual singular – de carácter simultaneamente performativo e cinematográfico – que engloba modelos distintos de relação com o espaço e o público, procurando fomentar uma experiência diferente e aliciante para os espectadores. O desenho de luz de Fernando Maia e o desenho de som de Rui Barreiros são materializados em estreita ligação com os processos composicionais e performativos dos cinco músicos que se apresentam em palco, conjugando visões e operando paisagens sonoras e visuais em que o virtuosismo e a complexidade se fundem com a beleza e a simplicidade para dar lugar a novos territórios sensoriais.

Bilhetes à venda em https://www.criativa.org/

CRIARTE by Jovem Cascais: Rua João da Silva, 4, 2775-586 Carcavelos

Ficha Técnica:

Sullen:

André Ribeiro (guitarra)
Kevin Mota (baixo)
Marcelo Rúben Aires (bateria)
Pedro Favas (guitarra)
Ricardo Pinto (teclado)

Desenho de operação de som: Rui BarreirosDesenho de operação de luz: Fernando Maia

Biografia

SULLEN é um colectivo criador de música progressiva instrumental. Cinco personalidades movidas pela busca de inovação estética que exploram as dimensões estilísticas do Jazz, Metal e Electrónica, num exercício de experimentação e fusão composicional, improvisação, sonoplastia e o desenvolvimento de um repertório sofisticado que é também a banda-sonora de uma visão do mundo e das suas vicissitudes.

Das emoções misteriosas e vulneráveis do seu álbum de estreia Post Human (2015) aos contos ferozes de consciência humana e redenção na sua obra bipartida Nodus Tollens (2021-2022), o repertório da banda evolui em massivas e sombrias paisagens sensoriais, cujas texturas inspiram viagens de agitação e desassossego, de calma e meditação, de energia, prazer e vulnerabilidade, produzindo experiências transformativas e enriquecedoras em diferentes planos da condição humana.

Até à data, todos os álbuns foram lançados em formato de edição de autor, com distribuição digital dos dois últimos pela Blood Blast Distribution –tendo sido largamente aplaudidos pela crítica nacional e internacional em rádios e imprensa especializada.

O processo criativo de SULLEN incorpora ingredientes da filosofia, psicologia, sociologia e o contacto com artistas de vanguarda da música e artes plásticas, nacionais e internacionais (Ole Børud, Derek Sherinian, JD Doria, Pedro Mendes, Auriel Santos, Sofia Faria Fernandes, Sofia Portuga

Sem comentários: