Concerto de apresentação do álbum no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, no dia 03 de dezembro de 2023, às 17h, com João da Ilha (voz, violão), Evandro Meneses (viola da Terra, coros), e convidados.
«A obra consiste numa gravação e edição fonográfica contendo nove canções originais (música e letra) que continuam a explorar o conceito de açorianidade de obras anteriores do autor-compositor, assim como sentimentos pessoais resultantes da vivência no arquipélago dos Açores. Em termos musicais apresenta-se uma sonoridade atlântica em conceito acústico (sustentado na voz e no violão, com presença pontual de viola da terra), profundamente inspirada nas baladas açorianas, que habitualmente são carregadas da melancolia consequente da insularidade característica de ser açoriano.»
Este foi um álbum musicalmente produzido por João da Ilha em colaboração com o músico multi- instrumentista lajense Evandro Meneses, e com trabalho gráfico artístico do designer e artista plástico angrense César Martiniano. Contou com a participação especial da cantora Lúcia Moniz numa das canções, e ainda com as presenças de: Catarina Rosa (coros), Filipe José Silva (flugel), Fernando Molina (percussões), Ivo Mé (percussões), João Ornelas Mendes (baixo elétrico), João Mendes (guitarra elétrica), Marcos Fernandez (guitarra clássica), e Pedro Cravo Fernandes, que escreveu duas letras.
Esta é uma obra parcialmente apoiada pelo município de Angra do Heroísmo através do programa de apoio a atividades de interesse municipal, no âmbito da edição de fonogramas.
João da Ilha faz dos Açores o seu universo de inspiração, e a sua voz e o seu violão provavelmente trazem em si uma sonoridade influenciada pela infinitude oceânica e a força lávica!
NOVE CANTOS é o seu quarto álbum (longa duração) de música original, num percurso profissional que se estende ao longo de 15 anos, repartido entre os Açores e Portugal Continental, nomeadamente a cidade de Setúbal onde residiu por vários anos.
No ano de 2013, a canção “Oh Meu Velho!” estreou na banda sonora da telenovela da TVI - “Destinos Cruzados” (vencedora de um Emmy com autoria do argumentista António Barreira), associada à personagem do conceituado ator Ruy de Carvalho, tendo permitido airplay nacional e, a passagem por vários espaços televisivos e palcos nacionais.
Em 2019 restabeleceu-se na ilha Terceira, de onde é natural, continuando a fazer música de inspiração
atlântica, e em 2020 editou o mini-álbum (EP) – ''Quatro Estações Num Dia" inspirado numa vivência plena de açorianidade, passível de ser experienciada em qualquer uma das ilhas do arquipélago dos Açores.
Na ilha Terceira, e mais precisamente em Angra do Heroísmo, além de manter a ocupação de autor- compositor, perpetua a sua atividade musical envolvendo-se em diversos projetos artísticos locais, colaborando com a Direção da Cultura Açoriana através de projeto infanto-juvenil desenvolvido na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da silva Ribeiro, e colaborando com o município angrense numa conjugação de arte com ação social na população idosa da comunidade.
Todos os dias às 19h, o mais antigo programa de rádio pela música portuguesa
está na RUC em 107.9FM ou em emissao.ruc.fm
material para audição/divulgação, donativos, reclamações e outros para:
Fausto Barros da Silva - Apartado 4053 - 3031-901 COIMBRA
terça-feira, 28 de novembro de 2023
JOÃO DA ILHA APRESENTA DISCO NOVE CANTOS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário