“Pesa muito em relação a outros corpos de igual volume. Está carregado. Une-se em vários estados. Todos. As partículas têm dias: escondem-se na grandeza da sua velocidade, mas têm também aqueles momentos em que dançam baixinho, com pés moles - são os momentos em que são mais vistosas.”
Após o lançamento dos dois singles de antecipação, “VAPOR” e “PROFUNDA”, os Galgo acabam de editar o seu novo álbum, intitulado “DENSO”.
Oriundos de Lisboa, a banda, formada por Alexandre Moniz, Joana Komorebi, João Figueiras e Miguel Figueiredo, com influências que vão desde a eletrónica dançável até ao peso matemático, criam a sua assinatura clássica e constroem uma discografia que tem um veio consistente no seu núcleo, mas que explora novas identidades em cada lançamento, como o caso deste mais recente trabalho, que reimagina uma melancolia densamente dançável e carrega todos os estados físicos, unindo-se num só.
“DENSO” ganha vida depois de, no ano passado, os Galgo cumprirem dez anos de existência e define a sua nova abordagem e sonoridade estética, através de estados físicos e não físicos, numa semelhança, quase homónima, com a palavra dance, que, ao mesmo tempo, torna esta palavra anglicana mais pesada. Quase como uma dança pesada. Uma dança pesada, abrasiva, mas sensível quando tem de ser.
O disco já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.
"Se pensarmos em dois objetos com o mesmo volume, só que um é mais denso, esse acaba por ser mais pesado. Está carregado de algo. Um objeto ou corpo poderá ser denso, mas um ambiente ou estado emocional também o poderá ser, certo?”
É uma dança pesada. É um resultado desta dança pesada. É uma dança. É peso. E pesada. E quando a dança se torna pesada, e até desconcertante, também pode aquecer e criar então este estado gasoso que se objetifica neste “VAPOR”.
“PROFUNDA” é quase sinónimo de “DENSO”, carrega uma nostalgia que é dura e ao mesmo tempo leve, e simultaneamente conta uma história que para alguns, ou para os quatro, consegue até puxar por aquela lagrimazita, vinda do canto do olho.
Galgo - Biografia
Oriundos de Lisboa, Galgo são Alexandre Moniz, Joana Komorebi, João Figueiras e Miguel Figueiredo. Com três LPs (Pensar Faz Emagrecer [2016], Quebra Nuvens [2018], Parte Chão [2020]) e um EP (EP5 [2015]) mostram o seu estilo que salta entre math-rock, dance-rock e post-rock.
Amigos desde a secundária, formam a banda de garagem em 2013 e desde então têm arfado por todo o Portugal a mostrar a sua música, com a ocasional saída para fora, ao tocar no Sziget na Hungria.
Tendo influências que vão desde a electrónica dançável de bandas como Chk Chk Chk ou Metronomy até ao peso matemático de Sleeping People, os 4 membros criam a sua assinatura clássica e constroem assim uma discografia que tem um veio consistente no seu núcleo, mas que explora novas identidades com cada lançamento.
Em 2023, os Galgo cumpriram 10 anos de existência e acabam de lançar o seu novo LP "DENSO". Reimaginando uma melancolia densamente dançável, carrega todos os estados físicos, unindo-se num só.
Sem comentários:
Enviar um comentário