terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

"GRITO" DE IOLANDA NA FINAL DO FESTIVAL DA CANÇÃO COM ATUAÇÃO EM #5 NAS TENDÊNCIAS DO YOUTUBE





















A atuação da artista iolanda na 1.ª semifinal do Festival da Canção, que decorreu este sábado, atingiu o 5.º lugar nas tendências do YouTube em pouco mais de 48 horas. “Grito” é o tema que a cantautora apresentou na primeira gala da 60.ª edição do Festival e que irá levar à final, já no próximo dia 09 de março.

A convite da RTP, iolanda subiu ao mais cobiçado palco da televisão Portuguesa para disputar um lugar na grande final. A sua atuação convenceu o público e o júri, garantido assim um lugar na lista dos 12 finalistas que disputam o título para representar Portugal na Eurovisão. A canção é até à data a que angariou maior número de visualizações, entre as 10 canções já apresentadas, somando mais de 160 mil visualizações no YouTube.

Já dia 24 de março, a artista sobe ao palco de um dos principais festivais internacionais, o Festival Sónar em Lisboa, e a 23 de maio, fará a sua estreia em nome próprio no Capitólio, onde apresentará ao vivo o EP de estreia "Cura", um dos discos do ano para o Expresso/Blitz, e que foi calorosamente recebido pelo público e pela crítica, que a aponta, como uma provável próxima grande diva da música portuguesa.

Em iolanda ouve-se algo raro, é uma junção entre o andaluz e o fado sem o ser, numa portugalidade de fusões. Sente-se na sua música a mistura brilhante da união do Pop e R&B, sem esquecer as raízes de quem cresceu a ouvir música tradicional portuguesa, mas também ibérica. É há muito compositora, escreveu para artistas nacionais como Bárbara Tinoco, Bárbara Bandeira, entre outros, mas é a sua voz quente e poderosa a interpretar as suas próprias criações que a tornam um talento inegável.

Depois de estrear o EP "Cura" em 2023 viu os seus temas passarem pelas rádios nacionais e viajou de norte a sul do País em digressão, com passagem por alguns dos mais importantes palcos dos Festivais de música portugueses (NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura e Festival F).

Sem comentários: