xtinto retorna ao seu berço, Ourém, no próximo dia 16 de março de 2024 para um concerto já esgotado no Teatro Municipal da cidade, prometendo uma celebração da sua carreira que contará com vários convidados, conterrâneos e não só. O artista e compositor, lançou o repto aos fãs, que se esgotasse este concerto lançaria uma música nova e cumpriu: xtinto, acaba de estrear o novo single "Berço", acompanhado de um videoclipe, já disponível em todas as plataformas digitais.
Depois de ter trilhado novos caminhos, a explorar a Pop com o tema "Lábios do Mar", xtinto volta às raízes da música urbana. O tema, produzido por Kidonov é um manifesto, um apelo à descentralização, que é possível criar fora das metrópoles, que possa servir de mote e inspiração para os tantos que fazem arte por Portugal fora a procurar e a exigir mais e melhores condições.
"É uma balada sobre o êxodo rural do artista em busca de mais condições, mais oportunidades, mais mundo, nunca esquecendo as suas origens e a sua vontade de criar uma plataforma para quem nasça para a arte longe das metrópoles. A descentralização é um processo que começa a partir da base, começa na valorização da cultura local, e é a isso que o apelo em Berço, só pedindo que não me levem mal.", partilha xtinto.
Das verdejantes encostas de Ourém, até às ruas da malha urbana lisboeta, passando por palcos por todo esse país, a jornada de xtinto pelo panorama musical português tem sido colorida e singular. Nascido Francisco Santos, o multifacetado artista oureense estreou-se em 2023 nas longas-durações com o aclamado projeto Latência. Este seu primeiro álbum é o seguimento dos múltiplos singles, os EPs Inacabado e Ventre, e a mixtape Odisseia com que tem agitado as águas ao longo da sua carreira na música lusa, iniciada em 2015. Desde os hinos vencedores de galardões de ouro até às faixas mais experimentais nas entranhas da vanguarda sonora portuguesa, a viagem de xtinto põe agora os olhos no futuro, em preparação de mais um projeto em 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário