sexta-feira, 12 de abril de 2024

CABRITA E SCÚRU FITCHÁDO JUNTOS


Tanto Cabrita como Scúru Fitchádu cresceram com memórias de África, entre ascendentes e vivências in loco, carregam memórias de Angola, São Tomé e Cabo Verde.

Ambos têm, ao longo das suas carreiras, trabalhado sons de diferentes contextos e com diferentes influências para agregar géneros aparentemente inconciliáveis, com uma identidade muito própria e contemporânea em cada um dos casos.


Cabrita inspirou-se sobretudo em ritmos tradicionais africanos para criar o tema “Refuse” que incluiu no último disco “Umbra” e sempre o encarou como um exercício de rebelião e insurgência.

A partir daí surge “Ora Di Kebra”, a meias com Scúru Fitchádu.

Ouvir “ORA DI KEBRA” em plataformas digitais

“Quando componho para Cabrita não tenho uma linha estética definida e espero ser surpreendido pelo resultado final.


Neste caso, já depois de fechar o disco, achei que o tema merecia uma segunda vida.

Contactei o Marcus (Scúru Fitchádu) e desafiei-o para acrescentar o que achasse pertinente.

Ele, passado pouco tempo, entregou esta prestação vocal incrível e rebaptizou o tema, acrescentando as palavras ao grito de revolta."

João Cabrita

Lançado no final de 2023, “Umbra” foi o segundo disco a solo de Cabrita, saxofonista proeminente nas últimas décadas da música portuguesa. Desde Sitiados, Kussundulola ou Dead Combo a Legendary Tigerman e Cais do Sodré Funk Connection.

Depois dos singles “49th Birthday Blues” e “Dance”, é também de Umbra que sai o tema “Refuse” que deu origem a este “Ora Di Kebra”, com Scúru Fitchádu.



Sem comentários: