quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

MAZGANI EM VÍDEO INÉDITO COM PEDRO GONÇALVES


Mazgani editou no passado mês de Outubro o aclamado álbum “Cidade de Cinema”, o seu primeiro álbum integralmente composto em Português, sobre o qual referiu a importância de Pedro Gonçalves (Dead Combo) no trilhar deste novo caminho na sua carreira. Neste processo, Mazgani deparou-se com um vídeo inédito de “Mercy”, com o virtuoso músico, que partilha hoje com o público.

«Estávamos a promover o “Song of Distance” (2010) na estrada e as canções iam crescendo e ganhando músculo. Eu e o Pedro Gonçalves decidimos capturar o momento e voltar para o estúdio com a banda, para regravar aquilo que tinha sido originalmente gravado apenas por nós dois.

Foi assim que surgiu a versão “live on tape” da “Beggar’s Hands”, ficando o respectivo vídeo a cargo do Daniel Neves. O Daniel sugeriu que, depois do dia de gravações no Namouche, gravássemos também um vídeo para a “Mercy”, canção da sua preferência.

Volvidos 13 anos, e para grande alegria e comoção minhas, o Daniel enviou-me o resultado da sua belíssima experiência. Resolvemos partilhá-la convosco, com a convicção de que “o Pedro ia gostar”.»

Mazgani

A descoberta deste vídeo inédito foi feita pelo realizador Daniel Costa Neves, que o guardou durante 12 anos, e que o entrega agora a todos os que o querem ver.

"Quando o Mazgani me convidou para realizar o video "Beggars Hands", single natural do album "Song of Distance", ouvi obviamente o disco muitas vezes.

Sempre que o fazia, o tema "Mercy" parecia ter o seu mundo próprio, de uma intensidade e sonoridade muito particulares, que mais do que gerarem imagens na minha cabeça criavam sempre arrepios na espinha.

Acabei por sugerir fazermos também um vídeo para este tema, depois das filmagens para o single estarem concluídas, mas nesse mesmo dia e no mesmo estúdio de gravação (Namouche).
A ideia era fazer algo completamente despido de "artifícios" visuais, e deixar o espectador navegar entre as notas tocadas e cantadas em toda a sua profundidade.

Por razões várias, o vídeo acabou por ficar na gaveta durante mais de 12 anos, embora intermitentemente lembrando-me de que estava lá à espera.

Com uma energia que não mais podia ser contida, aqui fica então o vídeo finalmente liberado."

Daniel Costa Neves

Mazgani continua a apresentar o seu álbum em concertos pelo país, com várias datas que serão anunciadas brevemente.

Mazgani deu início à sua carreira com a edição do álbum "Song of the New Heart" no final de 2007. Uma estreia aclamada pela crítica especializada nacional e estrangeira: a revista "Les Inrockuptibles", em França, considera Mazgani um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa; no final de 2008, o International Songwriting Competition, onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de juízes, premiou com o terceiro lugar o tema "Somewhere Beneath The Sky", numa competição entre 16,000 artistas de todo o mundo.

Em 2009 lança o EP "Tell the People", e em 2010, Mazgani lança o seu segundo disco de originais "Song of Distance". No mesmo ano escreve a música e faz a Direcção Musical da peça "O Sr.Puntila e o seu Criado Matti", de Bertolt Brecht, levada a cena pelo Teatro Aberto, e vencedora do Globo de Ouro de Melhor Peça do mesmo ano.

Em 2013 lança o seu terceiro disco, "Common Ground", produzido por John Parish (PJ Harvey, Eels) com a colaboração de Mick Harvey (Nick Cave & The Bad Seeds), integralmente gravado e misturado em Bristol, Inglaterra.

"The Poet's Death", o seu quarto álbum de originais, foi editado em 2017, tendo-se seguido "The Gambler Song" (2020).

O sexto disco de Mazgani, “Cidade de Cinema”, será editado no último trimestre deste ano.

Sem comentários: