Evento de lançamento: 4 de Dezembro, 18h
Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro: conversa entre o pianista Paulo Oliveira e Vanessa Pires (editora Artway), com a participação especial do pianista Fausto Neves
O pianista Paulo Oliveira apresenta no dia 4 de Dezembro o seu novo disco, “Beethoven 250+4”, lançado pela editora Artway Records, com obras de Haydn, Beethoven, Czerny, Liszt e Vianna da Motta. Uma viagem musical que se estende por gerações de mestres e discípulos, em que o pianista pretende homenagear o passado dando voz ao legado que molda o presente e inspira o futuro, através da interpretação de obras icónicas como a Sonata ao Luar de Beethoven e a Balada opus 16 de Vianna da Motta.
Premiado em vários concursos nacionais e internacionais, Paulo Oliveira é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração. O seu disco Iberian Impressions, editado pela Odradek Records em 2022, recebeu um Global Music Award nos EUA, na categoria Classical Piano.
O disco vai ser apresentado no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro no dia 4 de Dezembro, às 18h, com uma conversa entre o pianista e a representante da editora Artway, Vanessa Pires, com a participação especial do pianista Fausto Neves.
Segundo Paulo Oliveira, “O projeto “Beethoven 250+4” é mais do que um conjunto de obras soltas de grandes compositores. É antes uma imagem de um percurso pessoal e artístico que tenho vindo a percorrer ao longo dos anos, marcado por um legado musical que me inspira de forma profunda. Este disco retrata uma ligação directa entre Beethoven e a minha própria vivência enquanto intérprete, uma ponte que se estende por gerações de mestres e discípulos e que culmina na minha experiência pessoal como aluno de Sequeira Costa. A ideia deste programa nasceu da vontade de celebrar essa tradição. A viagem começa com uma obra de Haydn, um dos mestres de Beethoven. A partir daí, seguimos para uma peça de Czerny, que, como discípulo de Beethoven, contribuiu para transmitir a herança musical do seu mestre a Franz Liszt. É através de Liszt que a linhagem chega até Vianna da Motta, que, por sua vez, formou Sequeira Costa, o meu mentor durante quase uma década. “Beethoven 250+4” reflete não só a história desses grandes nomes da música, mas também a minha própria história e o significado que essa herança tem para mim. De uma certa forma, cada obra deste programa traça essa linha ininterrupta de ensinamento e influência, entrelaçada com obras de Beethoven que representam diferentes estilos e fases da sua vida. Gravar este disco foi uma forma de homenagear os mestres que me precederam, e ao mesmo tempo perpetuar e transmitir, através da minha interpretação, o legado de Beethoven e de todos aqueles que contribuíram para o meu percurso musical.”
Sem comentários:
Enviar um comentário