segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

NO SALÃO BRAZIL

 















3 dezembro. 21h30
Combo Finalista CPJazz

Cinco jovens músicos finalistas do CPJazz dão corpo ao concerto que apresentarão no Future Jazz (Casa da Música) e na Festa do Jazz (CCB).

Jasmim Pinto - trompete / Rodrigo Octávio - sax tenor / Francisco Ribeiro - guitarra / Ana Gomes - baixo elétrico / Tiago Gaspar - bateria

Abertura de portas: 21h00
Entrada gratuita.

5 dezembro. 21h30
Carlos Raposo & Gonçalo Parreirão | Ciclo de Música Orphika

Carlos Raposo e Gonçalo Parreirão vão fundir a tradição do fado e folk português com uma abordagem contemporânea. A paisagem sonora electrónica composta por sintetizadores clássicos como o Mini Moog e Juno 106 expandem as raízes tradicionais evocadas pela sonoridade das violas campaniças.

Abertura de portas: 21h00
Entrada gratuita.


6 dezembro. 22h00
Joana Raquel "Queda Áscua" | Porta-Jazz no Salão

Procurando um som acústico que cria uma certa alusão à música erudita de câmara, este repertório acolhe a espontaneidade e assenta no conceito de canção.

Na procura de um equilíbrio entre o pré- concebido e o inventado, a música vive do contraponto, do seu produto harmónico e procura ser rítmica, dispensando o seu protagonista mais comum – a bateria.
A poesia tem um papel de destaque e dita a construção de tudo o resto, sendo uma linha condutora para a composição.

“Um sistema. Respiratório.
Guelra de peixe. Os pulmões do meu corpo.
É uma janela e faz corrente de ar, é cantar em casa.
Uma escama que nasce no corpo, na pele e se solta dele.
Pisar território desconhecido, não poluído.
E chegar.”

Joana Raquel - Voz / Joaquim Festas - Guitarra / Teresa Costa - Flauta / Rafael Santos - Clarinete e guitarra / João Fragoso - Contrabaixo

Abertura de portas: 21h30
Bilhetes: 7€
COMPRAR BILHETES AQUI

7 dezembro. 22h00
Esfanes | Porta-Jazz no Salão

"Esfanes" é um ponto de encontro, num simulacro de um evento premeditado.

São 5 músicos em colisão ensaiada, todos na prática da reflexão sobre as ideias de cada um. Decidem tomar o caminho artístico comunitário, tantas vezes difuso como concreto, em que se decide e se cede, e assim se molda a expressão deste encontro. Dá-se um som coletivo, simultaneamente vertebrado e invertebrado, às vezes em lenga-lenga, outras em rima livre.

Lançam em 2024 o seu primeiro disco, em que registam a evolução do material musical que escolheram aprofundar nos dois anos anteriores, procurando sempre aumentar a flexibilidade desta música de maneira a descobrir as indetermináveis camadas que contém.

Hugo Ferreira - Guitarra / Gil Silva - Saxofone / Miguel Meirinhos - Piano / João Fragoso - Contrabaixo / João Cardita - Bateria
Abertura de portas: 21h30
Bilhetes: 7€
COMPRAR BILHETES AQUI

Sem comentários: