quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

PIANISTA RAFAELA MORTÁGUA LANÇA DISCO

 



















Apresentação de Rafaela Mortágua:

Rafaela Mortágua é natural da Pampilhosa e tem 26 anos. É pianista e compositora. Começou a tocar piano de forma autodidata aos 10 anos e aventurou-se na composição aos 13. Estudou flauta transversal no Conservatório de Música de Coimbra, onde completou o 5º grau.

Frequentou o Curso de Composição e Performance Musical na Restart – Instituto de Criatividade Artes e Novas Tecnologias, no Porto. Atualmente, estuda acústica e análises e técnicas de composição sob a tutela de Vasco Miranda (pianista e compositor, tendo sido aluno do compositor José Firmino Morais).

Sinopse:

“A arte é a capacidade que o ser humano tem para transformar numa  linguagem simbólica os sentimentos, as ideias e as emoções.” – definição de arte de Vasco Miranda.

Trata-se de uma obra de piano solo, com influências que vão desde a música clássica à música contemporânea. Rafaela Mortágua tem como objetivo sensibilizar através da música, para situações e contrastes a que o ser humano é sujeito. Em cada tema, o ouvinte terá acesso a sensações e imagens transmitidas pela música, que o levarão ao encontro do projeto da autora. Em cada peça, o compositor pretende levar o ouvinte a um determinado aspeto da sua vida.

Apresentação da Obra:

“Sunrise Dreams” é constituído exclusivamente por peças para piano solo. Contém as primeiras músicas que Rafaela compôs. A compositora estreou- se no mundo da composição por volta dos 11/12 anos, tendo começadom por compor peças mais complexas a partir dos 13 anos. Todas as músicasm do álbum foram compostas entre os 13 e os 20 anos, temas esses que ficaram guardados “na gaveta” todo este tempo, cuja ideia seria partilhar com o público. Agora, finalmente, chegou o momento de o fazer. São músicas que refletem um “eu” diferente, mas não queria deixar de partilhar este trabalho, que foi o começo no mundo da composição, refletindo o início de uma etapa e um sonho a realizar. As músicas foram organizadas de forma a retratar o ciclo da vida, desde o ínicio, “Sunrise Dreams”, até ao encerramento, “Sunset Paintings”. O álbum aborda as várias etapas e aspetos da vida (sonhos, amizade, amor, desavenças, família, aventura...). Num sentido mais geral, aborda o nascimento, o crescimento e a morte. Não se refere necessariamente ao nascimento e morte físicos, mas ao nascimento e morte de algo. Aqui fica o tema abordado por cada música:

Sunrise Dreams: o nascimento; os sonhos do início da vida
Open Heart: a família, e todos os seus altos e baixos (mudanças de tom)
Blue Streams: a ligação à natureza; estamos intrinsecamente ligados à natureza, fazemos parte dela.
French Flower: o internacional; conhecimento e aprendizagem de novasm culturas e países e de que somos todos humanos apesar de falarmos línguas diferentes, termos culturas diferentes...
A Friendship Story: a amizade; música dedicada a Owen e Haatchi.
Thinking of You: o amor.
Paths of Wisdom: o conhecimento, a sabedoria que nos leva a belos caminhos na vida.
Letters of Chance: o acaso; os acasos da vida.
Before It Sets: as desavenças da vida; a tempestade antes da calma.
Sunset Painting: o final de uma etapa; final agridoce; o final de algo

significa sempre o começo

Sem comentários: