terça-feira, 1 de abril de 2025

CAUSA | EFEITO, O NOVO JAZZ NA NOVA













 

 

 




3ª EDIÇÃO

FESTIVAL "CAUSA | EFEITO"
- O NOVO JAZZ NA NOVA-

15, 16 e 17 de Maio 2025

um projeto NOVA Cultura | Universidade Nova de Lisboa

3 dias, 8 concertos (3 encomendas, 1 estreia mundial e 4 estreias nacionais) 1 mesa redonda, 1 ensaio aberto e 1 apresentação de um livro, compõem o programa da 3ª edição do Causa | Efeito "O Novo Jazz na Nova". Uma iniciativa da Nova Cultura, programa da Pró-Reitoria para a Cultura da Universidade Nova de Lisboa, com curadoria de Pedro Costa.

Ao longo de 3 dias, a programação decorre nas instalações do Campus Universitário da Universidade Nova de Lisboa, no Auditório e foyer da Reitoria e na garagem da Reitoria também.

A programação pode ser consultada em https://novacultura.unl.pt/

PROGRAMAÇÃO

CAUSA EFEITO 2025 | 15,16 e 17 Maio 2025

Na sua terceira edição, o Festival Causa Efeito, o Festival de novo jazz da Universidade Nova de Lisboa, recebe pela primeira vez, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura, um país convidado: Itália.

Apresentando mais uma vez uma criteriosa selecção dos mais inovadores músicos de jazz da cena portuguesa e internacional, com curadoria de Pedro Costa, o Causa Efeito ‘25 apresenta este ano, durante três dias, no Campus de Campolide, um conjunto de concertos inéditos, de masterclasses e debates que exploram o vínculo entre a cultura de inovação e inquietação própria da Universidade e a experimentação na prática artística. O foco em Itália propõe repensar o seu papel determinante no novo jazz europeu, tanto na relação com uma tradição sempre desafiante, associada a nomes históricos como Enrico Rava, Gianluigi Trovesi, a Italian Instabile Orchestra ou o nosso convidado Paolo Angeli, quanto na recente presença de catalisadores da mais interessante cena de jazz europeia, como Giuseppe Doronzo ou Pasquale Caló. O Festival apresenta ainda, dando continuidade à sua linha de programação sempre orientada, através de encomendas e formações inéditas, para a descoberta de cruzamentos improváveis e inovadores, vários primeiros encontros, como o de Caló com Rodrigo Pinheiro, o de José Soares com Kit Downes, o de Camila Nebbia e Drew Gress com os Old Mountain ou os Sprotch, que reúnem Paul Nilssen-Love, Alfred Wammer, Yedo Gibson e Michael Formanek. Causa Efeito, o princípio da improvisação: inovação, descoberta, surpresa.

Clara Rowland | Pró-Reitora para a Cultura da Universidade Nova de Lisboa


Itália tem uma longa e distinta história no jazz europeu desde o final da década de 1930, altura em que apareceram as primeiras orquestras no país.

Músicos como Enrico Rava, Franco D’Andrea, Bruno Tommaso, Massimo Urbani ou Aldo Romano, fizeram parte do original jazz europeu nos anos de 1960 e acompanharam e gravaram com nomes como Pharoah Sanders, Steve Lacy, Don Cherry, Dexter Gordon, Gato Barbieri, Phil Woods, Joachim Kuhn, ou Slide Hampton. Precederam outras gerações igualmente marcantes no jazz europeu, Paolo Fresu, Pino Minafra, Roberto Ottaviano, Stefano Bollani, Enrico Pieranunzi, Mario Schiano, Gianluigi Trovesi, Gianluca Petrella, Francesco Bearzatti, "Dado" Moroni, Gabriele Mitelli ou grupos como a Italian Instabile Orchestra ou os representantes do jazz rock progressivo Area, Perigeo, Premiata Forneria Marconi.

O Jazz Italiano continua no novo milénio a ser uma parte muito ativa no jazz europeu atual. Numa nova geração europeia de intercâmbios, Itália tem inúmeros representantes de relevo, alguns dos quais estão representados no Causa Efeito como Giuseppe Doronzo ou Pasquale Caló, amiúde convidados ou catalisadores da mais interessante cena do novo jazz na europa. Paolo Angeli é o nome mais antigo desta geração, com um passado muito rico, não só na modernização da guitarra e canto original da Sardenha, como enquanto improvisador ao lado de nomes como Hamid Drake, Evan Parker, Ned Rothenberg ou Fred Frith. Razões não faltam para descobrir a rica história do jazz em Itália e manterem-se atualizados quanto aos novos valores. O Festival Causa Efeito deste ano é uma ótima oportunidade.

Pedro Costa, curadoria Causa | Efeito

Benvenuti a tutti!

PROGRAMA

Causa Efeito 2025

Quinta, 15 Maio
17:00 Foyer do auditório da Reitoria | Mesa-redonda em torno do jazz italiano

Concertos

19:00 Garagem | Estreia Nacional
Amalie Dahl/Jomar Jeppsson Søvik/Henrik Sandstad Dalen (Noruega/ Dinamarca)
Amalie Dahl – saxofone alto
Henrik Sandstad Dalen – contrabaixo
Jomar Jeppsson Søvik – bateria

21:30 Auditório | Estreia Nacional

Giuseppe Doronzo Futuro Ancestrale (Itália/ Grécia)
Giuseppe Doronzo saxofone barítono, neyanban bagpipes,hulusi

Yannis Kyriakides live electronics
Frank Rosaly bateria, percussão

Sexta, 16 Maio

17h00 Ensaio aberto no Auditório da Reitoria, com Pasquale Caló/Rodrigo Pinheiro (Itália / Portugal)

Concertos

19:30 Auditório | Estreia Nacional
Inga Stenøien Solo (Noruega)
Inga Stenøien – guitarra clássica

21:30 Auditório | Estreia Mundial

Old Mountain (Portugal/ Argentina EUA)

Pedro Branco – piano
João Sousa – bateria
Camila Nebbia – saxofone tenor
Hernâni Faustino – contrabaixo
Drew Gress – contrabaixo

23:30 Auditório – Estreia Mundial/Encomenda

Pasquale Caló / Rodrigo Pinheiro (Itália / Portugal)
Pasquale Caló – saxofone tenor
Rodrigo Pinheiro – piano

Sábado, 17 Maio

17h00 Apresentação do livro "Peter Brötzmann: Free-Jazz, Revolution and the Politics of Improvisation", um documento que celebra a vida e a música revolucionária do saxofonista alemão, e o contexto social e político que fez nascer um pioneiro da música improvisada. A apresentação será feita com a presença do autor Daniel Spicer.

Concertos

19:30 Auditório | Estreia Nacional
Paolo Angeli Solo (Itália)
Paolo Angeli – guitarra da Sardenha preparada

21:30 Auditório | Estreia Mundial/Encomenda

José Soares/Kit Downes (Portugal / Reino Unido)
José Soares – saxofone alto
Kit Downes – piano

23:30 Auditório | Estreia Mundial/Encomenda

SPROTCH
Noruega /Brasil/ Portugal
Paal Nilssen-Love – bateria
Michael Formanek – contrabaixo
Yedo Gibson – saxofone tenor e soprano
Alfred Wammer - trombone

Organização
NOVA CULTURA | Universidade Nova de Lisboa

Media Partners
Antena 2
Futura
Jazz.pt

Sem comentários: