quinta-feira, 17 de abril de 2025

LINA_ & JULES MAXWELL ANUNCIAM “TERRA MÃE”, ÁLBUM QUE ABRAÇA A MELANCOLIA DA POESIA PORTUGUESA E DA CANÇÃO TRADICIONAL IRLANDESA

















Depois do lançamento do aclamado Fado Camões e do mais recente EP, O Fado - colaboração com o compositor e pianista espanhol Marco Mezquida – a multipremiada LINA_ anuncia mais uma parceria, desta vez com Jules Maxwell, compositor e teclista dos Dead Can Dance.

O génio musical do duo celebra as ligações poéticas entre Portugal e a Irlanda em Terra Mãe, álbum de 9 faixas, a ser editado este verão pela Atlantic Curve | Schubert Music Europe. A proposta criativa de LINA_ e do compositor irlandês visa suceder Burn, álbum de Lisa Gerrard e Jules Maxwell, editado em 2021.

Este trabalho conta com canções originais de Jules Maxwell, LINA_ e da escritora portuguesa Amélia Muge. Tal como o disco “Burn”, é produzido pelo conceituado compositor inglês James Chapman (aka Maps).

2024 foi um ano repleto de sucesso para LINA_. O lançamento do notável Fado Camões conquistou inúmeras distinções da crítica nacional e internacional, entre os quais o nr #1 dos prestigiados Tops europeus da World Music, o “Top of the World Tracks” da revista britânica Songlines Magazine e Melhor Álbum na categoria Música do Mundo pela Associação Alemã de Críticos de Música. Além disso, este trabalho possui a Chancela de Manifesto Interesse Cultural, atribuída pelo Ministério da Cultura, e, mais recentemente, foi nomeado para os PLAY (Prémios da Música Portuguesa).

Entre concertos de uma extensa tour europeia com mais de 50 datas, a artista lançou, em março deste ano, o EP O Fado, em parceria com o pianista e compositor espanhol Marco Mezquida. Jules Maxwell, de Belfast, Irlanda, é um compositor e escritor de canções, mais conhecido pelo seu trabalho com Dead Can Dance, Foy Vance, Lisa Gerrard e como compositor de muitas produções de teatro e dança em Londres, particularmente no Shakespeare's Globe Theatre.

Lançou também seis álbuns a solo e escreveu a ópera “The Lost Thing”, estreada na Royal Opera House, em Londres, em 2019. Compôs a banda sonora da curta-metragem “Dance Lexie Dance”, que foi nomeada para um “Óscar” em 1998. “NÃO DEIXEI DE SER QUEM SOU” É O PRIMEIRO AVANÇO DE “TERRA MÃE”

“Não Deixei de Ser Quem Sou” é o primeiro avanço desta magnífica colaboração entre LINA_ e Jules Maxwell. Com edição internacional da Atlantic Curve | Schubert Music Europe, este tema tem data de lançamento a 2 de maio.

“Há uma melancolia gloriosa em grande parte das baladas escritas na Irlanda e em Portugal. Esta canção explora esse mesmo sentido de melancolia”, refere Jules Maxwell sobre este tema.

Sem comentários: