quarta-feira, 14 de maio de 2025

JAZZ NA REAL VINÍCULA













Câmara Municipal de Matosinhos e OJM apresentam Jazz na Real Vinícola

Da Península Ibérica ao Brasil: Orquestra Jazz de Matosinhos convida Perico Sambeat, Antonio Loureiro e dedica tarde ao jazz português para big band em junho

A 6.ª edição do Jazz na Real Vinícola realiza-se em junho com três concertos de entrada gratuita, em Matosinhos, às 18h30. Dias 14, 21 e 28, a Orquestra Jazz de Matosinhos convida para a apresentação do disco com Perico Sambeat, para um dia dedicado à arquitectura e jazz em democracia, e para um concerto com Antonio Loureiro, respetivamente.

"Boreal: Perico Sambeat & Orquestra Jazz de Matosinhos" tem edição marcada para 16 de maio e apresentação ao vivo dia 14 de junho, às 18h30, na Real Vinícola. Na tripla condição de compositor, diretor musical e solista, Perico Sambeat, celebra uma amizade de mais de 15 anos com a OJM, neste disco de raiz ibérica que regista a elegância da escrita do saxofonista espanhol, com harmonias densas e repletas de lirismo.

A 21 de junho, "O que faz falta: arquitectura e jazz em democracia”, é o mote para uma tarde no quarteirão da Real Vinícola, numa parceria da OJM com a Casa da Arquitectura. A partir das 15h30 realiza-se uma visita guiada à exposição “O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia”, com os curadores Jorge Figueira e Ana Neiva, na Casa da Arquitectura; seguida de uma conversa com João Moreira dos Santos, às 17h00, sobre a história da escrita para big band em Portugal, pós-25 de abril, no CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico; e, a terminar, um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos, às 18h30, com direção musical de Pedro Guedes, dedicado à música portuguesa escrita especialmente para big band nas últimas décadas, com a estreia de duas encomendas.

Para o último concerto da 6.ª edição do Jazz na Real Vinícola, a OJM convida o compositor e multi-instrumentista brasileiro Antonio Loureiro. Com influências que vão da MPB ao jazz, do rock progressivo à improvisação livre ou até às partituras contemporâneas de tradição erudita, Antonio Loureiro traz na bagagem um repertório que evoca a sua diversidade criativa, com arranjos para big band assinados por Guillermo Klein, Rafael Martini, Carlos Azevedo, Daniel Bernardes, Catarina Ribeiro, Samuel Gapp e do próprio Antonio Loureiro. Este concerto terá direcção musical de José Pedro Coelho.


Os concertos realizam-se na Real Vinícola (Avenida Menéres 456, Matosinhos), às 18h30, e têm entrada livre, limitada à lotação do espaço.

Há Jazz na Real Vinícola!

Sem comentários: