quarta-feira, 14 de maio de 2025

TINTA PERSONA TRANSFORMA A VIDA EM PALCO NO SEU ÁLBUM DE ESTREIA: PLATEIA





















Foto de Chico Augusto

O rapper e ator Tinta Persona lança PLATEIA, o seu primeiro álbum de estúdio, um trabalho que transcende o rap para explorar uma dimensão performativa e conceptual, um convite à reflexão sobre identidade e movimento, um apelo à união em tempo de cisões. Este trabalho resulta de um período em que o autor dividiu o seu tempo entre Setúbal, Aljezur e Serres, na Grécia e em que visitou duas dezenas de países.

Disponível desde 07/03/2025 em todas as plataformas digitais, PLATEIA é uma viagem pelo hip-hop, soul e world music, entrançando ritmos e histórias que atravessam fronteiras. Num disco altamente colaborativo, podem ouvir-se as vozes de A garota não, Sand, Xoto e da emergente Amora. O álbum ganha mundo com as participações internacionais de Federica Gallus (Sardenha), Synik (Zimbabué), Uxué Caño (País Basco), Rhodalia Silvestre (Moçambique).

A produção ficou a cargo de westah e Zé Zambujo, que trouxeram para as composições alguns dos actuais melhores músicos portugueses, como Iúri Oliveira, João Lourenço, Tiago Martins ou André Gravata. "Este álbum é uma plateia aberta ao mundo. Cada faixa representa um olhar sobre as nossas viagens, tanto interiores quanto exteriores, e a forma como nos conectamos com os outros", explica Tinta Persona.

Entre outras que poderiam nomear-se num álbum plural, destacamos:
"Alma Mater" – Introspeção sobre a chegada aos 30 anos e a preponderância dos processos terapêuticos.

"Chico, Chicão" – Uma homenagem ao lendário Chico Buarque - inspiração maior do autor - com refrão de A garota não, abrindo uma janela para o mundo sonoro do samba e da bossa nova.
"Onde o Sangue Ferve" – Uma viagem ao imaginário greco-turco, em que Tinta Persona revisita e homenageia o tempo em que viveu em terras helénicas.

"Ressurreição" – Uma ode à ancestralidade, ao culto da natureza e à ligação dos povos além do tempo e do espaço.

Além do lançamento digital, PLATEIA teve uma edição especial limitada de 100 cópias físicas. O artista prepara também uma série de apresentações ao vivo, num espetáculo imersivo que reflete a sua experiência enquanto ator e performer - tendo a primeira apresentação ocorrido no Festival IRREQUIETO, em Setúbal.

O álbum já foi destacado em meios como Música Sem Capa, Discos Perdidos, Hip-hop Rádio, Rap Notícias e Rimas & Batidas e integra já 525 playlists no Spotify. Paralelamente, PLATEIA teve destaque no Portugália de Henrique Amaro na Antena 3.

quem é tinta persona

Já deu uma TEDx Talk, foi finalista em concursos literários, representou num festival na Alemanha,cantou noutroem Itália, teve um programa numa rádio grega, foi protagonista numa curta premiada como filme do ano de uma universidade de Londres. Mas acredita que os seus maiores feitos são ter iniciado uma licenciatura aos 29, despedir-se da função pública para se dedicar exclusivamente ao teatro, à música e à escrita e fazer um bom arroz branco soltinho.

Nasceu em Setúbal e viveu também em Aljezur e na Grécia. Por isso, traz na pele os sais do Sado, da brisa oceânica da Costa Vicentina e das águas mornas do Egeu. Quem tem o coração repartido entre vários lugares sabe que viver com saudades é inevitável.

Escreve com o eloquente pó das estrelas, mas não ambiciona tocar o céu; quer é comer a terra. Como um ator ou um réptil, não sobrevive sem mudar de pele. Já foi Moniztico e Ohmonizciente, até essas peles deixarem de lhe servir.

É pela tinta que melhor revela a sua pessoa; e é tanta persona que propaga na tinta.Bem-vindos ao futuro de Tinta Persona.

PLATEIA é o seu álbum de estreia (2025):um mapa que se desdobra em 12 canções e atravessa fronteiras com colaborações de artistas da Sardenha, Zimbabué, PaísBasco e Moçambique.

Sem comentários: