quinta-feira, 25 de setembro de 2025

DIAS DO JAZZ REGRESSAM ÀS CALDAS DA RAINHA









A edição 2025 dos Dias do Jazz vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, entre setembro e novembro, com um cartaz que integra formações portuguesas, de Espanha e dos Estados Unidos.

Os “Dias do Jazz” estão de volta às Caldas da Rainha. A edição deste ano contempla um concerto warm up, no dia 27 de setembro, com MICHELLE DAVID & THE TRUE-TONES (EUA); três concertos em outubro, dia 9 com SOLARIS Quarteto (PT), dia 10 com o EIXO DO JAZZ - EJE em 8teto (PT e ESP) e dia 11 com IMPERMANÊNCIA(S) da orquestra do HCP (PT); finalizando com dois concertos em novembro, dia 7 com o SEXTETO JAZZ DE LISBOA (PT) e dia 8 com DENA DEROSE (EUA).

Como habitualmente acontece, o programa contempla ainda jam sessions, atividades de jazz nas escolas e outros estabelecimentos, assim como diversas atividades paralelas.

O warm up dos DIAS DO JAZZ acontece a 27 de setembro com um concerto de MICHELLE DAVID & THE TRUE-TONES. Michelle David, natural da Carolina do Norte, começou a cantar aos quatro anos numa igreja em Nova York e, ao longo dos anos, desenvolveu uma voz poderosa e um estilo único que se destaca pela energia e autenticidade. The True-Tones, os seus músicos holandeses, adicionam um toque contemporâneo ao seu som, criando uma experiência musical rica e envolvente. Se há uma artista que transforma cada concerto numa experiência espiritual e cheia de energia, essa artista é Michelle David, com uma fusão única de gospel, soul, jazz e ritmos quentes!

SOLARIS QUARTETO, que atua nos DIAS DO JAZZ a 9 de outubro, é formado por João Vaz Pinto, Aurélien Vieira Lino, Pedro Teixeira e André Mota, músicos com vasta experiência e percursos variados, que exploram as possibilidades da improvisação e da inspiração jazzística. O seu repertório é formado maioritariamente por jazz, tendo outros estilos como a música portuguesa e brasileira, incluindo ainda algumas composições originais dos próprios membros do grupo. A proposta é explorar uma diversidade de melodias, ritmos e harmonias, com uma combinação equilibrada entre arranjos e improvisação.

O EIXO DO JAZZ ENSEMBLE 8teto, que chega aos DIAS DO JAZZ na noite de 10 de outubro, é um coletivo de formação variável, dedicado à interpretação e promoção do jazz contemporâneo de composição portuguesa e galega. Reunindo músicos das cenas jazzísticas de Portugal e da Galiza, o grupo destaca-se pela riqueza das suas influências e pela abordagem inovadora à música improvisada. Para este concerto, apresentam um programa original com composições escritas pelos próprios membros do Ensemble e concebidas especialmente para esta formação de octeto. O diálogo entre os músicos, a fusão de sonoridades e a liberdade criativa são elementos centrais desta apresentação.

A 11 de outubro, a Orquestra de Jazz do Hot Clube Portugal apresenta IMPERMANÊNCIA(S), um projeto que procura ampliar as fronteiras da orquestra de jazz tradicional, sugerindo uma dialética entre improvisação e composição escrita, autoria, coletividade e individualidade, além da interpretação como um elemento fundamental da composição artística. Promovendo a criação de obras originais através da colaboração com compositores nacionais, a orquestra explora as interseções entre a música erudita contemporânea e a música improvisada, incentivando um diálogo que amplia as possibilidades formais e estéticas desses dois universos.


No dia 7 de novembro sobe ao palco do CCC, o Sexteto de Jazz de Lisboa, para assinalar mais de 40 anos de carreira. Nascido em 1984, o grupo tinha na sua formação inicial Tomás Pimentel, Mário Laginha, Edgar Caramelo, Carlos Martins, David Gausden e Carlos Vieira, afirmando-se como um dos mais notáveis grupos de jazz portugueses e precursor na cena jazzística nacional. Ao longo dos anos, sofreu algumas transformações, mas sempre com grandes nomes do jazz nacional. Por onde têm passado, apresentam-se com uma sonoridade marcadamente contemporânea que tem encontrado uma boa receção por parte da crítica e os tem levado a alguns dos mais importantes festivais e palcos nacionais. Estará presente Miguel Meirinhos no piano; Mário Barreiros na bateria; Tomás Pimentel no trompete; Edgar Caramelo e Ricardo Toscano no saxofone e Francisco Brito no contrabaixo.

Para finalizar, a 8 de novembro, os DIAS DO JAZZ apresentam DENA DEROSE, pianista e cantora americana que atuou em algumas das mais prestigiosas salas de espetáculo do mundo, desde a magnífica The Blue Note, em Nova Iorque à extraordinária Swing Hall no Japão. A artista já partilhou o palco com estrelas mundiais do Jazz como Clark Terry, Ray Brown, Ingrid Jensen, Marian McPartland, Benny Golson, Scott Hamilton; apenas para mencionar alguns nomes. Autora de 12 álbuns de originais aclamados pela crítica, Dena DeRose é considerada uma das melhores pianistas de jazz do mundo da sua geração, tendo sido candidata a Grammy’s, dada a qualidade dos seus trabalhos. Além de ser uma consagrada pianista e intérprete, leciona workshops de piano em algumas das mais prestigiadas universidades do mundo.

Após alguns concertos as noites irão prolongar-se no Café-Concerto do CCC com a realização de Jam Sessions, ao bom estilo jazzístico, de tocar sem saber o que vem à frente, em perfeita improvisação.

A 11 de outubro a Jam estará por conta de João Heliodoro e seus convidados e no dia 8 de novembro o palco do café-concerto contará com uma formação do Conservatório de Música das Caldas da Rainha.

Programação Paralela Dias do Jazz

No âmbito do programa, o CCC destaca ainda um conjunto de atividades paralelas, direcionadas à comunidade e sobretudo ao universo escolar, como é o caso do “Jazz nas escolas”, uma ação predominantemente pedagógica e social, com o objetivo de criar novos hábitos musicais. Esta iniciativa, feita em colaboração com o Conservatório de Música das Caldas da Rainha, contempla ainda uma sessão de jazz no estabelecimento prisional da cidade.

DIAS DO JAZZ é uma iniciativa do CCC - Centro Cultural e de Congressos, em parceria com o município das Caldas da Rainha que reforça o seu papel de promoção da diversidade musical, intercâmbio e identidade cultural nesta cidade do Oeste.

Mais informações neste LINK

Sem comentários: