terça-feira, 2 de setembro de 2025

FESTIVAL JAZZ AO CENTRO EM OUTUBRO EM COIMBRA













Apresentado hoje à imprensa, o Festival Jazz ao Centro regressa a Coimbra entre os dias 10 e 18 de outubro para a sua 23.ª edição. Durante cinco dias, a cidade recebe 12 concertos, uma residência artística e iniciativas de mediação, num programa que permite identificar o que é novo e emergente, mapear trajetórias artísticas consolidadas e questionar fronteiras — reforçando o papel do evento como uma das mais relevantes plataformas de criação e experimentação jazzística em Portugal.

Coorganizado pelo Jazz ao Centro Clube e pelo Município de Coimbra, o festival — também conhecido como Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra — tem apostado, desde a sua criação, na vertente da criação artística, com mais de vinte discos gravados no âmbito do Festival e disseminados nos catálogos de três editoras: Cipsela, Clean Feed e JACC Records.

A edição de 2025 abre espaço a diferentes gerações e geografias musicais. Entre os destaques está a estreia de “Cantomilo”, o primeiro disco de Estela Alexandre, jovem compositora e arranjadora de 24 anos, que o apresentará à frente da sua orquestra. Outro momento em evidência será o Brainteaser PT Ensemble, dirigido pelo neerlandês Tjin Wybenga.

O festival reforça também a sua rede de parcerias nacionais, com colaborações com o Seixal Jazz, o Outono em Jazz (Casa da Música) e o Teatro do Bairro Alto, que permitirão trazer a Coimbra projetos como o quarteto da trompetista Yazz Ahmed, o encontro de Luís Vicente, John Dikeman, John Edwards (substituição de William Parker, neste concerto) e Hamid Drake, e o trio formado por Sakina Abdou, Marta Warelis e Toma Gouband.

A programação inclui ainda uma residência artística com o Projeto Rondo, composto pelos músicos iranianos Roshanak Rafani (percussão), Ehsan Sadigh (guitarra) e Mazyar Younesi (piano), que contarão com a colaboração do percussionista luso-catalão Vasco Trilla. O músico estenderá a sua passagem por Coimbra para se apresentar em duo com o guitarrista conimbricense Marcelo dos Reis, num concerto que encerrará o festival e dará origem a um registo discográfico.

Outro momento aguardado será a apresentação de “Travelling Light”, o novo álbum de Rafael Toral, figura central da música experimental portuguesa, que será lançado em outubro e onde o músico revisita standards do jazz numa abordagem original.

À semelhança das edições anteriores, o Festival Jazz ao Centro ocupará vários espaços emblemáticos da cidade — do Convento São Francisco ao Teatro Académico Gil Vicente, pelo Seminário Maior e pela sede da Associação, o Salão Brazil. A novidade em 2025 é a utilização da antiga Estação Nova, onde o artista sonoro Luís Antero e o contrabaixista Miguel Calhaz apresentarão criações que dialogam com a memória do espaço.

Para José Miguel Pereira, diretor da Associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube, "o festival reflecte o posicionamento distinto do JACC na cena nacional, oferecendo uma visão heterodoxa, que encara o Jazz como uma música viva e em constante mutação. Do solo à Orquestra, da música fortemente ancorada na tradição às abordagens que procuram introduzir novos elementos nessa história partilhada, o Festival Jazz ao Centro constrói o contexto perfeito para apreciar a principal riqueza do Jazz: a sua diversidade!"

O Festival é coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra, pelo que o Presidente da autarquia, presente na conferência de imprensa, destacou o facto de Coimbra ser uma cidade referência relativamente à música Jazz. Nesse sentido, José Manuel Silva acrescentou que “os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, que seguem já para a sua 23.ª edição, em muito contribuem para esse estatuto da cidade, com uma programação que costuma primar pela ampla diversidade musical que o género abarca”.

CONCERTOS 

Os bilhetes para os concertos do Festival Jazz ao Centro com preço tabelado (a decorrer na Casa das Artes Bissaya Barreto, Convento São Francisco, Salão Brazil, Seminário Maior e no TAGV) serão colocados à venda nos próximos dias, nas respectivas salas e bilheteira online, sendo que os seus preços variam entre os 2€ e os 14€ euros.

Matinée “Jazz ao Centro”
Sexta, 10 Outubro, 18h00 - 21h00 | Casa das Artes Bissaya Barreto

Sakina Abdou / Marta Warelis / Toma Gouband
Sexta, 10 Outubro, 22h00 | Salão Brazil

Clube de Jazz para Miúdos
com Maria Morbey e Zé Soares
Sábado, 11 de Outubro, 16h00 | Atelier Semente

Antero & Calhaz “Soundscape Jazz”
Sábado, 11 Outubro, 18h00 | Estação Nova

Yakuza
Sábado, 11 Outubro, 22h00 | Salão Brazil

Vicente / Dikeman / Edwards / Drake
Quinta, 16 Outubro, 18h00 | (local a confirmar)

Yazz Ahmed Quartet
Quinta, 16 Outubro, 21h30 | Convento São Francisco - Sala D. Afonso Henriques (Antiga Igreja)

Rafani, Sadigh, Shahmirzadi "Rondo Trio” convidam Vasco Trilla
Quinta, 16 Outubro, 23h00 | Salão Brazil

Estela Alexandre Orquestra
Sexta, 17 Outubro, 21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente

Tjin Wybenga Brainteaser PT Ensemble
Sexta, 17 Outubro, 23h00 | Salão Brazil

Combo CPJazz
Sábado, 18 Outubro, 16h30 | Atelier Semente

Rafael Toral “Travelling Light”
Sábado, 18 Outubro, 18h00 | Seminário Maior

Marcelo dos Reis & Vasco Trilla
Sábado, 18 Outubro, 22h00 | Salão Brazil

Mais informação: 

FICHA TÉCNICA

Direcção Artística José Miguel Pereira
Administração Adriana Ávila
Direcção Técnica João P. Miranda
Equipa Técnica Carlos Neves
Produção e acompanhamento Bernardo Rocha, Manuel Pissarro, Germana Duarte
Comunicação Alexandra Neto Ferreira
Design Gráfico Joana Monteiro
Fotografia João Duarte

Sem comentários: