“Brava (Ao vivo com Colinas)” é o tema que anuncia o lançamento de “Um gelado antes do fim do mundo” em vinil. Um disco duplo, numa edição especialíssima, com quatro temas extra, num lado D surpreendente, de remisturas, releituras e esta versão que é o tema em destaque.
Para os quatro temas extra do vinil, Capicua desafiou os seus cúmplices na composição do seu mais recente disco que, tendo produção de Luís Montenegro, contou com contributos de vários compositores - Virtus, Keso, Dj Ride, Stereossauro, André Tentugal e Pedro Geraldes.
Como tema em destaque desta muito desejada edição em vinil, apresenta-se “Brava” numa versão abrasiva, tocada por Colinas (a banda de Pedro Geraldes, João Vairinhos e Cláudio Tavares) e gravada em áudio (por Carlos Casaleiro) e em vídeo (por André Tentugal).
Ora se “Brava” já era o tema mais enérgico e galvanizante do disco, gravado assim, em take direto, com guitarra, baixo e bateria, em todo o rasgo e todo o ímpeto, tornou-se ainda mais punk. Uma canção de guerrilha, com um spoken word acutilante, que nos interpela, relembrando que a sororidade é ainda mais urgente em tempos como estes e que o feminismo será interseccional ou falhará.
Inspirada pelo clássico de Gill Scott-Heron “Revolution will not be televised” ou “A revolução não vai ser um tweet” de Prétu Xullaji, e levada pelo poder do punk rock de Colinas, em todo o noise e toda a força, “Brava” é a feroz tomada de um megafone.
Até porque, a palavra “brava” é poderosa e tem múltiplos significados, querendo dizer “aquela que manifesta bravura”, como também “bravia” ou “não domesticada”, além de “furiosa”, podendo, ademais, ser elogiosa, no sentido de “magnífica”!
Esta canção de combate nasce da pergunta: “Porque é que a música não há de ser panfletária se é tempo de espalhar a mensagem?”. E chega para celebrar a insubmissão das mulheres e a pluralidade das lutas pela igualdade, não só pelo muito que nos falta conquistar, mas também pelos direitos que não podemos dar como garantidos, se há tanto quem queira o retrocesso.
Gritemos juntas: BRAVA BRAVA BRAVA BRAVA!

Sem comentários:
Enviar um comentário