sexta-feira, 3 de outubro de 2025

GANA EDITAM ÁLBUM DE ESTREIA















@ Tiago Cerveira

Apresentações Ao Vivo
11 out - DRAC - Figueira da Foz
25 out - Ferro Bar - Porto
22 nov - AMAL - Lourinhã
30 nov - BLACKBOX CAAA - Guimarães
07 dez - Blackbox G.C. - Corroios
13 dez - SHE - Évora

É com o single “Cartas ao Vento feat. A garota não” que chega o primeiro álbum dos GANA, coletivo de Arruda dos Vinhos composto por Sandro Dosha (bateria), Freddy C. (baixo), Zandré Ramos (teclas) e Raffa (voz). “Outros Dias” é um disco composto por 14 faixas com uma forte identidade estética marcado por ambientes escuros, profundos e densos. Os GANA encontraram a sua própria linguagem na relação da música urbana - proveniente de várias latitudes - com textos cuidados e profundos. Trata-se de um álbum conceptual que se reveste de um ato de resistência, indo contra o curso da indústria musical contemporânea que privilegia os artistas individuais, os singles e o consumo rápido. “Outros Dias” dos GANA é um trabalho de composição totalmente coletivo - cujas composições são partilhadas pelos quatro elementos - em que o ouvinte é convidado a uma escuta atenta para seguir o fio condutor da primeira à última faixa. Vai estar à venda em formato digipack e vinil no site e nos concertos da banda, assim como em formato digital nas principais plataformas de streaming.

O novo single dos GANA, "cartas ao vento feat. A garota não" consiste num diálogo que invoca as cartas, as mensagens ou as conversas que acabam por não ser escritas nem ditas. O tema é escuro, denso e emerge do âmago da desilusão que nos traz a fantasia. É uma música de contrastes que encontra o seu equilíbrio na relação da tensão com a libertação através dos diferentes registos interpretativos das vozes, assim como revela a liberdade da banda para compor, com os arranjos a irem muito mais além do que os instrumentos de base deste quarteto. O videoclipe, filmado novamente por Tiago Cerveira, procura uma abordagem conceptual com mensagens subliminares inspirando-se na estética surrealista. Remete-nos para o sonho e para a ilusão. A presença humana nunca é totalmente assumida pressentindo-se em vultos e objetos que contextualizam atmosferas, ilusões e referências oníricas.

Sobre GANA 

GANA é um coletivo constituído por quatro elementos que fazem convergir diferentes influências musicais no espaço da banda, traduzindo-se em canções guiadas pelo RAP e pela Spoken Word.

A primeira fase dos GANA é marcada pela edição de dois EP, "Aproximações" e "GANA", aos quais se juntaram nove singles, um deles gravado numa atuação ao vivo. Em 2022 venceram a 26º edição do Festival de Música Moderna de Corroios e, desde esse ano, encontravam-se a trabalhar no primeiro álbum, "Outros Dias", editado em 2025 com uma sonoridade renovada e colaborações de relevo (A garota não, Maze, Andrea Verdugo, NBC, Hugo Gamboias, na guitarra portuguesa, e André Cameira dos Motherflutters, na flauta).

Raffa, Zandré Ramos, Freddy C. e Dosha continuam a busca pela identidade artística de GANA, partindo dos instrumentos de base de cada elemento para um estágio de maior liberdade criativa e de produção eletrónica.

Sem comentários: