quinta-feira, 20 de novembro de 2025

LUÍS TINOUCO APRESENTA DISCO "KOKYUU"


Data de lançamento: 28 de novembro
Apresentação (conversa e visualização de vídeo):
26 de novembro, 19h – Fundação Oriente (Sala Beijing)* 

O novo álbum duplo KOKYUU é uma compilação fascinante de cinco obras para orquestra e solista, escritas por Luís Tinoco entre 2019 e 2024. Um mergulho na profunda imaginação sonora do aclamado compositor português, percorrendo múltiplas atmosferas e contando com o virtuosismo e sensibilidade de solistas notáveis. O primeiro disco abre com “Kokyuu – Concerto para Saxofone Alto e Orquestra”, uma peça escrita em plena pandemia e explorando a metáfora da respiração, na releitura de Ricardo Toscano, um solista de sonoridades radicadas no jazz. Em “Canções de Trabalho”, a voz de Lívia Nestrovsky é protagonista numa peça que se constrói sobre melodias tradicionais de Portugal, Cabo Verde e Brasil.

Os concertos para violoncelo e para acordeão reflectem a ligação entre Tinoco e os dois instrumentistas que o inspiraram, a quem foram destinadas as obras: Filipe Quaresma e João Barradas. Por fim, o concerto para clarinete “Entre Silêncios” é uma exploração da espacialização sonora, com instrumentos que se movem pela sala durante a apresentação ao vivo, resultando numa experiência singular para os ouvintes, na interpretação de Horácio Ferreira.

KOKYUU conta com interpretações da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Pedro Neves, e da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dirigida por Joana Carneiro e Bastien Stil. O disco consolida a posição de Luís Tinoco no panorama musical internacional, enquanto artista que alia clareza de intenção a uma execução artística repleta de elegância, sensibilidade e alma.

Uma nova edição Artway Next, disponível a partir de 28 de novembro, em CD e em todas as plataformas digitais.

*Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia, limitado à capacidade da sala [100 pax]

Sem comentários: