segunda-feira, 24 de novembro de 2025

SAI HOJE O CD DE TACY VANDAL E JOHN MERCY















O quão delicado pode ser o peso de uma jóia de marfim que depois nos pode tirar a vida? Directa ou indirectamente? A vida tem-nos tentado ensinar que o belo tem sempre o seu preço e o seu peso, mesmo que só o vejamos depois. Pode, no entanto, ser sempre algo simples ou vir de algo mais pesado como a dor ou um caminho com mais negrume.

O peso de uma canção envolta num delicado manto de veludo negro, pode ser inquietante mas, de igual modo, aconchegante. Assim é Ivory Razors, o mais recente disco do duo Tracy Vandal & John Mercy.

Depois do aclamado álbum de versões Midnight Presents (Lux Records, 2022), regressam em 2025 com um disco de originais. Continuando a trilhar o espectro do folk e American gothic, o novo álbum Ivory Razors é composto por 10 canções que saem na altura certa para acompanhar os dias de outono envoltos em nostalgia e conforto misterioso.

A voz de Tracy carrega o peso de uma jóia de marfim que pode perfurar os nossos corações sem os fazer sangrar, ao mesmo tempo que a guitarra de John Mercy nos abraça no calor do fogo que é estar vivo.

Produzido, gravado, misturado e masterizado por John Mercy nos estúdios Blue House, conta com a participação especial no seu primeiro single “To Remember Who You Were” de Alex Kapranos, o vocalista dos Franz Ferdinand. Sai hoje com o selo da Lux Records e vai ser apresentado na 6ª edição do Festival Lux Interior a 5 de Dezembro no TAGV.

TRACY VANDAL
Em Portugal, a Escocesa Tracy Vandal é conhecida principalmente como a voz dos Tiguana Bibles.

Contudo, há para trás desse projecto uma longa carreira de criação artística ligada à indústria musical. Tracy Vandal Inicia a sua carreira musical em 1993 com o projecto The Blisters que a leva a performances em todo o Reino Unido. Já a carreira discográfica, esta iniciar-se-á apenas em 1996 com o primeiro álbum das Dick Johnson, um trio de garage rock composto por duas guitarras e uma bateria. Editaram cinco singles com algum reconhecimento da crítica especializada, nomeadamente do NME (New Musical Express) que nomeou um dos seus singles como single da semana. Um dos seus singles foi também produzido por Jad Fair (Half Japanese) e Richard Kern (realizador e fotógrafo underground norte-americano) que chegou a fazer registos fotográficos da banda. Em 2000 integra os Lincoln, uma banda que a tornou bastante conhecida no circuito country alternativo. Editam cinco álbuns ao longo da sua carreira e realizam diversas tournées com bandas como os Calexico, Lambchop e Tindersticks.

É então que conhece Victor Torpedo (Tédio Boys, The Parkinsons, Blood Safari) em Londres com quem desenvolve uma relação artística que a traz por fim até Portugal em 2007 onde criaram a banda Tiguana Bibles.

Os Tiguana Bibles eram constituídos por elementos com reputação no panorama musical nacional e internacional: Augusto Cardoso (a Jigsaw, BunnyRanch, Subway Riders), Tracy Vandal (Dick Johnson, Lincoln, The Blisters), Victor Torpedo (The Parkinsons, Blood Safari, Tédio Boys), Kaló (The Parkinsons, BunnyRanch, Tédio Boys, Wray Gun, The Twist Connection), Pedro Serra (Ruby Ann & The Boppin'boozers).

São primeiramente apresentados ao público através da compilação “Novos Talentos Fnac de 2008”. Em 2008, surge o convite de Henrique Amaro, consagrado locutor de rádio e Director da Optimus Discos, para a participação na 1ª série de lançamento da editora virtual Optimus Discos. O EP de nome “Child of the Moon” é editado em Abril de 2009, com excelente aceitação por parte da imprensa assim como do público em Geral. Fica para registo que os temas inseridos neste EP foram gravados no estúdio de Boz Boorer, director artístico e músico do cantor britânico “Morrisey”.

O single “Lost Words” manteve-se no top A3-30 da antena 3 durante todo o verão e integraram o cartaz do festival Optimus Alive 09.

2010 é marcado pelo falecimento prematuro do guitarrista da formação original dos Tiguana Bibles: Paul Hofner. Depois do desaparecimento de Paul Hofner e após uma breve pausa, Tracy Vandal integrou diversas bandas como música convidada dos a Jigsaw.

Em 2014, mais uma vez acompanhada do director Musical de Morrisey (Boz Boorer), Tracy Vandal estreia-se por fim a solo com o álbum The End of Everything, editado pela Lux Records. É a partir deste ano que Tracy Vandal inicia o seu trabalho de promoção deste álbum e também como membro integrante dos The Great Moonshiners Band.

No final de 2022, novamente com o selo da Lux Records, lança em parceria com John Mercy Midnight Presents, um disco de versões vestidas do negro aveludado que tão bem a caracteriza.

JOHN MERCY
Conhecido como vocalista e multi instrumentista da Banda portuguesa a Jigsaw, enquanto músico já conta com uma extensa carreira tanto a nível nacional como internacional, tendo sido alvo por diversas vezes das atenções da revista francesa Les Inrokuptibles. A sua voz costuma ser comparada a artistas como Tom Waits, Nick Cave ou Leonard Cohen. Será porventura da voz grave que ecoa nas canções imbuídas de sentido. Mas será essencialmente devido às fortes raízes literárias e dos ambientes cénicos com que são construídos os seus álbuns. Letters From The Boatman, Like The Wolf, Drunken Sailors & Happy Pirates e No True Magic são por ora o seu legado discográfico de longa duração. Com convidados tão reconhecidos como por exemplo a Norte Americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto “Black Jewelled Moon”. Convidados tanto da Rádio como da Televisão Nacional Espanhola para concertos em directo, completaram em 2019 20 anos de carreira.Para além do trabalho dentro dos a Jigsaw foi também convidado pelos herdeiros do legado de António Variações para adaptar algumas das suas obras musicais mais emblemáticas para a língua inglesa cujas adaptações já se encontram registadas. Tem sido também convidado a participar em diversos projectos tanto na composição como enquanto vocalista e instrumentista, tais como: Animais/Paredes, Uniform, Pedro & Os Lobos, Arthur de Faria & Seu Conjunto, Twist Connection, Drunks On The Moon, Victor Torpedo, Tracy Vandal, Raquel Ralha & Pedro Renato, Rita Redshoes, The Parkinsons, The Millions entre outros.

Sem comentários: