Oboísta português lança primeiro disco a solo dedicado à criação contemporânea para oboé e dedicado à nova música portuguesa
Tiago Coimbra lança o seu aguardado primeiro álbum a solo, OBOE +, no próximo dia 19 de novembro, num evento de lançamento no The Alchemist, Porto, às 19h30. No dia 20 o disco estará disponível nas plataformas digitais. Uma nova edição Artway, o disco coloca Portugal no mapa da criação contemporânea para oboé, apresentando um conjunto de obras originais escritas de raiz por nove dos mais relevantes compositores portugueses da actualidade.
Assumindo a ambição de expandir activamente o repertório do seu instrumento, o músico trabalhou lado a lado com os compositores António Chagas Rosa, Carlos Caires, Cândido Lima, João Moreira, Fábio Chicotio, Sérgio Azevedo, Tiago Jesus, Mariana Vieira e Luís Carvalho, servindo não apenas como intérprete, mas como catalisador e inspirador de novas linguagens para o oboé. O resultado é um álbum inovador e diversificado, que cruza sonoridades acústicas com electrónica e se afirma como um contributo decisivo para o repertório português contemporâneo.
Tiago Coimbra é oboé solista da Göttinger Symphonieorchester e da Orquestra Filarmonia das Beiras, oboísta principal convidado de orquestras internacionais de referência e membro do Art’Ventus Quintet, além de professor da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. O seu compromisso com a música dos nossos dias tem-no levado a interpretar várias obras em estreia mundial. Enquanto solista numa gravação da Sinfonia Concertante para oboé e flauta, de Mozart, foi distinguido com a Medalha de Ouro Mozart pela associação austríaca Mozartgemeinde Wien.
Com este projeto, Tiago Coimbra procura não só divulgar o trabalho de compositores contemporâneos, mas também incentivar novos intérpretes e criadores a continuarem a expandir o repertório do oboé.
“Espero que estas obras possam ser interpretadas por muitos outros oboístas e que inspirem os compositores a escrever cada vez mais para o nosso instrumento”, acrescenta o músico.

Sem comentários:
Enviar um comentário