quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

NO SALÃO BRAZIL DE JANEIRO A MARÇO DE 2026












Linda Martini, Mike El Nite, Rapaz Ego e Lisa Sereno entre os destaques do primeiro trimestre no Salão Brazil.

Num ano em que se comemora o centésimo aniversário do edifício que alberga a sala de concertos da Baixa de Coimbra, a programação do primeiro trimestre centra-se no apoio à criação artística - com múltiplas residências artísticas - e na apresentação de discos de distintos projetos da cena musical portuguesa, do pop ao jazz.

Logo em Janeiro, o Salão recebe o Unloop Collective de Sara Montalvão e David Negrão. Com eles vai estar também o músico Fernando Mota, sendo que juntos são o núcleo artístico do projeto Rhiza, cujo processo criativo colaborativo conta também com o contributo de cientistas da Universidade de Coimbra (do CNC - Centro de Neurociências e Biologia Molecular e do MyCoLab, do Centro de Ecologia Funcional). Será a primeira etapa de um trabalho que irá culminar com uma apresentação pública no mês de Julho.

Também em Janeiro, e pouco depois da estadia do projeto Rhiza, o Salão será casa temporária para o novíssimo projeto que une Bernardo Moreira (contrabaixo), João Moreira (trompete) e Ricardo Dias (piano). Juntos, são os T3, e estarão a preparar o material que irá alimentar o seu disco de estreia, que sairá ainda em 2026.

A programação do mês inclui ainda concertos que atravessam diferentes universos estéticos: Wakadelics (9 jan), o Festival Instrumensal com Rui Fernandes (viola amarantina) (11 jan), Rapid Zen (16 jan), a apresentação do novo disco de Miranda (17 jan) e Timbuktu Itinerante com Sr. Maia (23 jan), projecto da Associação Cultural Timbuktu que procura a circulação por várias salas do país. O mês encerra com Lisa Sereno (24 jan), Duques do Precariado (30 jan) e Xauxau dodô (31 jan), todos a apresentarem trabalhos recentemente lançados.

Em Fevereiro, terá início um dos projetos mais relevantes no que diz respeito ao apoio à criação, inaugurando um modelo que se espera ter continuidade no futuro próximo. Trata-se de Embryo, projeto do pianista e compositor conimbricense Luís Figueiredo que, ao longo de cinco sessões - de Fevereiro a Junho, sempre nas primeiras terças-feiras do mês - vai criar um espaço de encontro com cinco excepcionais músicos da área do Jazz, que vão actuar em duo com o pianista em cada uma destas sessões, sendo que no último semestre do ano, a totalidade dos intervenientes se juntarão para uma residência artística onde o septeto trabalhará em conjunto as ideias musicais preparadas nos duos do primeiro semestre.

No mês mais curto do ano, o Salão Brazil acolhe ainda actuações de Linda Martini na sua tour Liga de Clubes (8 fev), Filipe Karlsson (13 fev), Autoramas (19 fev), António Olaio (20 fev), a apresentação do disco Many Rivers de Luís Figueiredo e Ricardo Formoso (21 fev) e Rapaz Ego (28 fev).

Em Março, o mês tem início com a residência do projeto Mosaïc, projeto que une jovens músicos de vários países de ambas as margens do Meditarrêneo: Adèle Viret (violoncelo), Diogo Alexandre (bateria), Georgi Dobrev (kaval, instrumento tradicional da Bulgária), Hamdi Jammoussi (percussão) e Noé Clerc (acordeão).

Mais adiante, a sala recebe Timbuktu Ensemble (20 mar), projecto da Associação Cultural Timbuktu, que reúne quatro músicos de duas gerações, com percursos, influências e experiências diversas: Francisco Brito (contrabaixo), Zé Cruz (guitarra eléctrica), António Carvalho (bateria) e Duarte Ventura (vibrafone). No dia 21 de março, Mike El Nite apresenta no Salão Brazil o seu Existencisensual, a lançar em fevereiro.

Mais para o final do mês, o Salão volta a receber as Lantana, sexteto constituído por Maria do Mar (violino), Maria Radich (voz), Joana Guerra (violoncelo), Helena Espvall (violoncelo), Anna Piosik (trompete) e Carla Santana (eletrónica). A residência tem como contexto o projeto da bailarina Mariana Lemos, intitulado "o.movimento.do.som". A acompanhar a residência estará o músico e compositor Vítor Rua, cujo contributo estará centrado na escrita (documentação) acerca do processo de criação.

A encerrar esta etapa do trimestre, o Salão Brazil apresenta D'Alva + Rita Onofre (27 mar) e Varatojo – Luta Livre (28 mar), num fecho que completa um trimestre marcado por intensa actividade artística.

A totalidade da programação do primeiro trimestre pode ser consultada no site da Associação Jazz ao Centro Clube.

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online BOL, nas lojas da baixa de Coimbra Gang of Four e Lucky Lux e na bilheteira do Salão Brazil, aberta 30 minutos antes do início de cada espectáculo.

Sem comentários: