segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

IV FESTIVAL LEIRIA CIDADE CRIATIVA DA UNESCO





















A IV edição do Festival Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO decorre em Leiria nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2026 e é dedicada ao tema da Inteligência Artificial (IA). O evento, agora com nova direção artística a cargo do pianista e investigador João Costa Ferreira, pretende refletir sobre o impacto da IA na cultura, propondo diferentes perspetivas sobre coexistência, dependência, controlo e liberdade criativa num mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. O programa integra três concertos inéditos, com obras originais em estreia absoluta, envolvendo alguns dos mais relevantes músicos e agrupamentos locais com compositores nacionais e internacionais.

O festival tem início na sexta-feira, 13 de fevereiro, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, com o Ensemble de Sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, sob a direção do maestro Rui Carreira. O concerto apresenta obras encomendadas a compositores portugueses — Pedro Faria Gomes, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Ana Seara, Tiago Derriça e Fábio Cachão — e ao jovem compositor georgiano Giorgi Arabidze, estabelecendo uma ponte artística com a cidade de Cutáissi, Cidade Criativa da Literatura UNESCO.

No sábado, 14 de fevereiro, também às 21h30, a Black Box de Leiria acolhe o concerto do quarteto da Camerata de Cordas de Leiria, numa performance multidisciplinar intitulada “Escravos da IA”. O espetáculo cruza música, artes visuais e dança, reunindo em palco o pintor João Sobreira e o bailarino Bruno Duarte, numa proposta artística que questiona e inverte simbolicamente os papéis entre o ser humano e a máquina.

O festival encerra no domingo, 15 de fevereiro, às 17h30, com a Orquestra Jazz de Leiria, que regressa ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, sob a direção do maestro César Cardoso. O programa inclui obras encomendadas aos compositores Nuno Guedes Campos, Johannes Krieger, Paulo Perfeito e Andreia Santos, bem como aos jovens músicos leirienses Francisco Nascimento e Estela Alexandre. Este concerto integra ainda a interpretação das obras finalistas da 4.ª edição do Concurso Internacional de Composição de Leiria, igualmente dedicada ao tema da Inteligência Artificial.

Novo diretor artístico

A IV edição do Festival Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO assinala também o início de funções do novo diretor artístico do Festival Leiria Cidade Criativa da Música, João Costa Ferreira. Pianista e investigador português, João Costa Ferreira é diretor da Casa de Portugal – André de Gouveia da Cité internationale universitaire de Paris, detentor do Diplôme Supérieur d’Exécution da École Normale de Musique de Paris e doutorado em Música e Musicologia pela Sorbonne Université.

Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO

Leiria é Cidade Criativa da Música da UNESCO desde outubro de 2019, um reconhecimento que reflete o compromisso do município em colocar a cultura no centro das suas estratégias de desenvolvimento e em partilhar boas práticas a nível internacional. Este estatuto visa projetar o potencial criativo do concelho e valorizar o trabalho desenvolvido pelos seus agentes culturais. No âmbito deste compromisso, o programa Leiria Cidade Criativa da Música tem promovido diversas iniciativas de apoio, criação e difusão musical, em alinhamento com os eixos estratégicos definidos pela UNESCO.

Sem comentários: