bonança, cantautor oriundo da Massamá, lança novo single “tão perto” e aponta para o seu álbum de estreia a solo, que será editado em maio.
Depois de no fim de 2025 ter lançado uma faixa intitulada “o corpo”, um tema-experimentação sonora, o artista apresenta agora um single que antecipa o seu disco de estreia “só”.
“tão perto” nasce de uma experiência muito pessoal de bonança, assume-se na sua letra como uma purga à apatia. É uma canção em forma de reconexão ao mundo, ao pôr por palavras o que o artista sente quando percebe que por mais que o amor, a amizade e o sentido das coisas por vezes estejam a um palmo de distância, nem sempre temos forma de os abraçar.
“«tão perto» é, no fundo, um momento de lucidez, o olho da tempestade, tanto emocional quanto sonicamente, e é o tentar fazer disso sentido”, conclui bonança.
A acompanhar este lançamento há um videoclipe oficial realizado e editado pelo próprio artista. Parte de gravações feitas com uma lente fisheye e que foram depois recontextualizadas com imagens que bonança desenterrou do Internet Archive. Estas, maioritariamente de viagens ao espaço na década de 70, serviram para criar composições de recortes, máscaras e sobreposições que permitiram ao cantautor tentar explorar a ideia de solidão a um nível mais fundamental - uma solidão que assola o indivíduo e que o deixa a sentir deslocado dos próprios destinos do mundo.
Este é um dos primeiros vislumbres daquele que será o disco “só”, o álbum de estreia a solo de bonança. Composto ao longo dos últimos 3 anos, esta coleção de canções escancara tanto janelas quanto portas para a realidade de alguém que permanece incerto quanto ao seu lugar no mundo, numa fase em que os sonhos da infância já há muito se desvaneceram mas o vazio das rotinas do resto da vida ainda custa a engolir.
Em maio terá edição de autor e seguirá depois para a estrada em concertos de apresentação que serão anunciados em breve.
Sobre bonança:
bonança começou a ganhar forma em 2018, num quarto em Massamá, quando Ricardo Barroso decide tentar materializar as ideias musicais que lhe vêm à cabeça.
Tendo a mensagem como alicerce, bonança navega de modo despreocupado pelos géneros musicais, que vão desde post-rock ao bedroom pop, do IDM ao pop-punk.
Em 2021, o tema ‘Oceanário’ foi selecionado para a coletânea ‘Novos Talentos Fnac 2021’, o que se revelou uma plataforma de lançamento para a carreira do artista.
Em 2026, irá editar o seu álbum de estreia ‘só’, no qual se afasta do formato com banda e dos concertos frenéticos dos anos antecedentes, apresentando um conjunto de canções no qual
bonança regressa ao essencial, como tudo começou: voz e guitarra.

Sem comentários:
Enviar um comentário