sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

MANUEL BELLESA LANÇA ÁLBUM



Ao longo da sua carreira, Manuel Bellesa tem-se dividido entre a música e a poesia.

Na última década e depois do piano, decide eleger como companheiro e confidente, o Órgão Hammond. Autodidacta no instrumento e com um registo entusiasmante e invulgar na abordagem ao jazz, é visto por muitos como um dos sérios e raros casos da nova tendência do Hammond em Portugal.

"Manuel Beleza Jazz terceto" foi um projecto desenvolvido num formato completamente novo entre nós, órgão Hammond - saxofone - bateria. Com uma sonoridade que nos faz lembrar os “velhos” grupos de Larry Young com Sam Rivers e Elvin Jones, este trio construiu a sua própria história e consolidou o seu próprio som ao longo de uma década.

Desse árduo trabalho, com uma modernidade indubitável nasce o álbum, Para além de mim..., que consiste numa compilação de peças originais, compostas ao longo da carreira de Manuel Beleza como pianista, organista e compositor.

Inspiradas nos seus próprios poemas, fazem uma simbiose perfeita de todas as suas vivências e experiências musicais, que passam pelo Rock, Fusion, música Erudita e Étnica, com fortes influências Bop e Afro-latinas.

A linguagem deste trio tornou-se consistente, não só pela empatia entre os músicos, como também pela sonoridade imponente do Hammond e das harmonizações coloridas e fortemente ritmadas de Manuel Beleza.

Com a classificação de 4 estrelas, este Álbum foi considerado pelo crítico de jazz doentão Jornal Expresso – Raul Vaz Bernardo - uma jóia nacional.

Finalmente 2026, este trabalho é lançado nas plataformas de streaming e Redes Sociais como um ícone do Hammond Jazz em Portugal!


Formação:

Manuel Beleza - Órgão Hammond 
Mário Santos – Saxofone tenor e soprano 
Mário Barreiros – Bateria

” Os dias passam e eu sinto-me cada vez mais envolvido com a linguagem onde me é permitida a libertação de todo e qualquer preconceito social, racial ou estético – o Jazz. Fazer jazz é a forma viva que traduz um acto de liberdade e um ritual de cumplicidade e paixão ”.

Manuel Bellesa

Sem comentários: