sábado, 5 de outubro de 2013

PROGRAMA DE 05/10/13

1 - Peixe : Avião - Pele e osso
2 - Linda Martini - Voltas
3 - Trêsporcento - Cascatas
4 - Mundo Cão - Anos de bailado e natação
5 - Sr. Inominável - Fora de prazo
6 - Corsage - Chuva no meu verão
7 - Karuniiru - Jorra
8 - Bizarra Locomotiva - Apêndices

9 - Tiago Sousa - IV
10 - Joana Sá & Luis José Martins - Cantiga de amor
11 - Norberto Lobo e João Lobo - Bragança

PROGRAMA DE 04/10/13

1 - Xungaria no Céu - Na cabeça levo a festa
2 - Sara Tavares - Problema de expressão
3 - Norberto Lobo e João Lobo - Bragança
4 - Loopooloo - Lovely Mongol
5 - Red Italian Hunter - Lock out
6 - Bizarra Locomotiva - Movimento em falso
7 - Karuniiru - Jorra
8 - Elisa Rodrigues - Roxanne
entrevista Elisa Rodrigues
9 - Elisa Rodrigues - Dumb
10 - Nome Comum - Cuco


XUNGARIA NO CÉU - "NA CABEÇA LEVO A FESTA"

Samuel Úria - Centro de Artes Visuais (Coimbra) - 04/10/13



















O baladeiro Samuel Úria em Coimbra. Uma terra que já foi sua. Rodeado de muitos amigos.
Coimbra onde criou algumas das canções que tocou. Algumas canções que falam da cidade do Mondego pairaram no ar.
De resto muitas das melodias que  o tornaram num dos nomes incontornáveis da música portuguesa.
Sozinho em palco com as suas guitarras e banjo, Samuel a fazer as canções voltarem ao ventre. Assim despidas estas músicas provam de facto ser maiores.
Concerto muito intimista  com a música a passar rente ao corpo.
Úria a distribuir simpatia em quase duas horas de concerto.
Momento grande e inesperado, quando tocou "Vou Chamar A Música" de Sara Tavares.
Fecho em grande com uma versão de Beatles na língua de Camões.
Conclusão: noites destas são sempre muito bem vindas.
Mesmo só Samuel Úria consegue encher o palco.
E claro parabéns pelos cinco anos da Lugar Comum, que em boa hora nos "ofereceu" esta prenda.















Texto & Fotos Nuno Ávila

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MÁRCIA COM NOVO CLIP













O videoclip de “Menina”, novo single de Márcia com a participação de Samuel Úria, estreia este Domingo (6 de Outubro) no programa “Só Visto” na RTP1. O videoclip, realizado por Joana Faria, ficará disponível no canal de youtube da artista após a estreia na televisão.
 
“Menina”, o qual já pode ser adquirido/ ouvido nas plataformas digitais (entre as quais o iTunes, o Music Box e o Spotify), sucede a “Deixa-me Ir”, single de apresentação de “Casulo”, o novo álbum de originais de Márcia.
 
“Casulo”, o segundo álbum de originais de Márcia editado a 13 de Maio, recebeu os maiores elogios da crítica e uma recepção calorosa do público que o levou a entrar directamente para o 6º lugar do top nacional de vendas. Com produção de Filipe C. Monteiro, “Casulo” apresenta 12 temas com letras e músicas da autoria de Márcia com excepção do novo single “Menina”, cuja letra foi produzida em co-autoria com Samuel Úria, “baladeiro convidado para escrever e cantar naquela canção”, como se pode ler nos créditos do disco.

“Casulo” sucede ao não menos aclamado álbum de estreia “Dá”. Editado originalmente em Novembro de 2010, “Dá” teve uma nova edição em Novembro de 2011, na qual, ao alinhamento original, se juntou o tema “A pele que há em mim (quando o dia entardeceu)” em dueto com JP Simões. Um tema que se mantem desde a sua edição entre os mais vendidos nas plataformas digitais, que no Youtube já ultrapassou largamente um milhão e meio de visualizações e que valeu a Márcia uma nomeação para os Globos de Ouro.

AN X TASY - "THE PATH"

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PROGRAMA DE 03/10/13

1 – Samuel Úria – Lenço enxuto (c/Manuel Cruz)
entrevista Samuel Úria
2 – Samuel Úria – Espalha brasas
3 – Karuniiro – Jorra
4 – Bizarra Locomotiva – Adormecida pelo éter
5 - André Matos – Rock consciousness
6 – João Firmino – 1 + 1 (c/ Rita Maria)
7 – Zorra – Cronofóbico
8 – Tora Tora Big Band – Maputo sound system
9 – Desidério Lazaro – Pelas bandas de tavira

THE BOURBONS COM NOVIDADES



















A banda The Bourbons encontra-se de momento a trabalhar material para o segundo álbum deste projecto Rock, mantendo disponibilidade também para concertos.

O Círculo começou a ser concluído quando Nelson Fontes, o vocalista, desafiou Tiago Marques para compor uma música para a banda sonora de um vídeo desejado por Nelson na época.
 
A idéia deu certo e, eles decidiram adicionar mais músicos para o projecto, pedindo a Gilberto Ferreira, o baixista, que disse sim imediatamente e, posteriormente, em poucos dias, Alex Santos veio a bordo desta aventura musical!
 
As idéias desenvolveram-se rapidamente em torno do conceito inicial de tocar rock inspirado em nas décadas de 70 a 90, culminando no primeiro album da banda Best Amazing Reasons, lançado pela STF-Records em Outubro de 2012.

MEIFUMADO APRESENTA












A Meifumado tem o prazer de apresentar "Cara de Chewbacca", uma música que resulta de uma colaboração entre dois produtores separados pela ponte D. Luís.
 
dB ( www.facebook.com/dBgaia ), de Gaia, cedo tomou contacto com música através do seu pai, também ele um music addict. Desde 2010 que se dedica à produção de beats (beatmaking) e sobretudo ao crate digging. Os estilos / artistas que sampla não têm um padrão específico: a regra é basicamente ouvir… e sentir.

PZ ( www.facebook.com/pzpimenta ), do Porto, considerado por muitos um "freak mais além", começou a fazer música no seu quarto com um computador, um sampler, e um ou dois sintetizadores quando tinha 16 anos. À medida que foi aprendendo a mexer em máquinas e a tocar vários instrumentos, num modo auto-didata, foi desenvolvendo uma sonoridade própria que tomou outra dimensão com o modo como expõe as suas ideias através das suas letras e voz.
 
Consequência de um encontro casual, e com a partilha da mesma filosofia, surge "Cara de Chewbacca" num vídeo realizado por PZ. O tema, misturado e masterizado por Zé Nando Pimenta nos estúdios Meifumado, está também disponível para download no soundcloud.
 

NO MONTIJO

VOZ E GUITARRA 2

















“Voz E guitarra 2” estará disponível digitalmente e fisicamente num duplo CD que inclui mais de 30 canções à voz e guitarra, interpretadas por um conjunto de representantes da nova geração de cantores e guitarristas portugueses.
 
Sobre “Fora de Tempo”: a escolha recaiu sobre este tema “por fazer parte da banda sonora da minha vida”.
Sobre “Voz e Guitarra”: “Todos temos discos que nos lembram a infância. Discos que podemos passar anos sem ouvir mas que assim que os reencontramos nos apercebemos que aquelas melodias e letras nunca nos deixaram. O ‘Voz e guitarra’ é para mim um desses discos.

(...) É por isso um enorme prazer fazer parte deste segundo disco, ainda mais sabendo que estarei rodeada de amigos e músicos que admiro muito.”

Luisa Sobral
 
“Voz E guitarra 2” estará disponível digitalmente e fisicamente num duplo CD que reúne em torno de um repertório seleccionado para voz e guitarra, artistas que não estiveram presentes na primeira edição - com a única excepção para TIM - e um conjunto de representantes da nova geração de cantores e guitarristas portugueses.
 
16 Anos depois do lançamento do primeiro “Voz e Guitarra”, é editado em 2013 o segundo volume deste grande projecto cuja Direcção Artística está a cargo de Manuel Paulo e António Miguel Guimarães.

Como em 1997: o mesmo cuidado e o mesmo objetivo: Expor de uma forma clara e definida os poemas, a beleza da voz humana e o som da guitarra.

Instrumentos primordiais que enriquecem algumas das melhores canções portuguesas feitas nas últimas décadas e alguns originais que alguns Artistas compuseram e aqui registaram com grande generosidade.

São mais de 30 Artistas que apresentam num duplo CD 34 grandes canções à voz e à guitarra, temas gravados propositadamente com originais compostos e versões exclusivas para esta edição.

Toda a arte gráfica deste projecto é da autoria de António Jorge Gonçalves.

DATA DE LANÇAMENTO: 25 DE NOVEMBRO!

MAFALDA ARNAUTH ESTÁ DE VOLTA COM “TERRA DA LUZ”


















 
Novo disco reforça o seu estatuto de cantautora, num passo em frente de uma carreira que, partindo do Fado como premissa ‘visceral’, alarga agora, com maturidade, o espectro musical da sua obra.

Edição a 21 Outubro
 
A Luz e o Fado são elementos indissociáveis na carreira de Mafalda Arnauth. Quando lançou o seu primeiro álbum, em 1999, abriu a caminho a uma nova geração de fadistas, que viriam a dar ao Fado uma espécie de segunda vida, deslumbrante.
 
Seis discos depois, Mafalda Arnauth regressa em força ao seu estatuto de compositora. Sem renegar o seu habitat primeiro, impôs agora à sua veia criativa a urgência de não se compartimentar em qualquer espartilho.
 
Tudo nasceu de uma enorme vontade de voltar a escrever canções. Depois veio o convite ao produtor, Tiago Machado, para em estúdio criarem uma sonoridade diferente. Estava assim iniciada esta aventura variada em termos melódicos e instrumentais, oferecendo a estes 12 novos temas histórias que resultam de um enorme impulso de positividade.
 
“Terra da Luz” marca sem dúvida uma evolução: é um disco que a cantora reconhece como obrigatório, de passagem para um estado, ou estatuto, de maturidade consolidada, no ano que antecede a celebração de 15 anos de carreira. Nele cabem “De Nós em Nó”, cantado em dueto com Hélder Moutinho - um convite que Mafalda não quis deixar de fazer a uma das pessoas mais importantes na sua carreira - e “Fado”, uma versão do tema dos Heróis do Mar.
 
Se todos os discos de Mafalda Arnauth podem ser considerados autobiográficos, este transmite essa ideia de forma mais consistente e madura.
 
“Partiu de Madrugada", com autoria de Nuno Figueiredo, é o single que apresenta “Terra da Luz”.

SAMUEL ÚRIA EM COIMBRA

Nicotine's Orchestra - Salão Brazil - 02/10/13















Nicotine's Orchestra em formato duo.
Voz, guitarra e mini bateria.
Sons entre o tropical, o blues e por vezes algumas pitadas de garage.
Alguns temas mais despidos do que os encontramos em disco. A provarem que assim  mesmo continuam a funcionar muito bem.
E assim mais expostas algumas destas canções ganham uma outra sensualidade.
Entrega total dos dois musicos, com o público a saborear cada momento.
Foi um excelente serão que nos aqueceu a alma e nos fez esquecer o dia mais cinzento que pairava fora das janelas.















Texto & Fotos Nuno Ávila

NO MUSICBOX


JAZZAFARI O JAZZ EM PORTUGUÊS













Jazzafari está a apresentar em concerto o seu CD de estreia, a editar ainda em 2013, onde se faz acompanhar por um quinteto de luxo que conta com Carlos Barreto, Alexandre Frazão, Victor Zamora, Diogo Duque e Ricardo Toscano, num espectáculo onde metade dos temas são cantadas em português, opção original no Jazz vocal em Portugal, e que permitirá uma participação de públicos mais vastos e mais novos.

Neste seu primeiro CD e ao vivo, Jazzafari interpreta, e de forma absolutamente brilhante para um jovem da sua idade, alguns das maiores canções da história do Jazz, assim como um conjunto de originais seus, tudo envolvido num som que balança entre o jazz, o reggae e a soul e que fazem de cada concerto de Jazzafari uma experiência única.

Com um potencial incrível e já reconhecido pelo meio como uma grande revelação do Jazz vocal, Jazzafari (João Mendes) é não só um cantor, produtor e compositor de excepção e uma das novas e raras vozes masculinas do actual panorama do jazz nacional, mas acima de tudo um “jazzman” de palco que teve o talento e a persistência para se rodear de alguns dos melhores músicos Portugueses de jazz.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PROGRAMA DE 02/10/13

1 - Dealema - Bom dia (com Ace)
2 - Samuel Úria - Pequeno mundo
3 - As 3 Marias - Maryjoana (com Alberto Almeida)
4 - Pedro Lucas - Beatriz
5 - JP Simões - O criador e a criatura
6 - Novembro - Hibernauta
7 - Linda Martini - Volta
8 - Karuniiru - Jorra
9 - Bizarra Locomotiva - Era de noite e levaram
10 - Nicotine's Orchestra - Luna loca
entrevista Nicotine's Orchestra
11 - Nicotine's Orchestra - Right before my eyes (ao vivo no estúdio)
entrevista Nicotine's Orchestra
12 - Nicotrine's Orchestra - Tropic of Capricorn (com Marcelo Camelo)




AIRPLAY - "DIAS CINZENTOS"

NO MEU MERCEDES NO PORTO

ANIVERSÁRIO DA CASA INDEPENDENTE