quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

FADO DE ONTEM DE HOJE E DE AMANHÃ




Fado Sempre! Ontem, hoje e amanhã.
Já nas lojas!


O Fado é a maior forma de expressão portuguesa. É o que distingue a música portuguesa das outras músicas, é sem dúvida uma das grandes identidades nacionais.


FADO - Sempre! Ontem, Hoje e Amanhã. Visa celebrar a mais antiga canção portuguesa (com pouco mais de 150 anos), estando apresentado em formato de livro com 4 CD numa edição de luxo a cores, em português e inglês.


No livro podemos encontrar de uma forma resumida a história do Fado dividida em duas partes, o Fado mais ou menos antigo escrito por Nuno Lopes (Lusa) e o novo Fado escrito por Manuel Halpern (Jornal de Letras). Neste trabalho estarão também incluídas fotografias exclusivas de Sofia Paulo.


Como bom complemento deste trabalho existirão testemunhos na 1ª pessoa de artistas como; Carlos do Carmo, Camané, Mariza, Beatriz da Conceição entre outros.


E para completar este trajecto, existe ainda "O roteiro do Fado" que tem por objectivo distinguir as melhores casas de Fado de Lisboa, que sempre foram responsáveis pelo aparecimento de novos artistas e onde é ainda possível escutar Fado ao vivo da forma mais genuína. Fica também a sugestão de alguns locais carismáticos relacionados com o Fado.


O livro terá também fotos dos artistas e dados biográficos.


Quanto à música, é feita uma retrospectiva desde sempre até aos dias de hoje. Indicando os vários percursos do Fado, apontando igualmente para os caminhos futuros.


Este álbum está dividido em 4 Discos:
CD1 Sempre: Inclui os fadistas que mais se destacaram na história do Fado.
CD2 Ontem: Dedicado aos fadistas que deram o seu mais elevado contributo e fizeram do Fado história.
CD3 Hoje: Os artistas que mais recentemente se têm distinguido e que assumem a responsabilidade da continuidade.
CD4 Amanhã: Os novos valores que transportam o Fado para o futuro.


Alinhamento:


CD1 - Sempre
01. Amália Rodrigues - Estranha forma de vida
02. Carlos do Carmo - Um homem na cidade
03. Mariza - Ó gente da minha terra
04. Camané - Mais um fado no fado
05. Lucília do Carmo - É loucura
06. Fernando Farinha - Belos tempos
07. Argentina Santos - As minhas horas
08. Beatriz da Conceição - Ovelha negra
09. Tristão da Silva - Da janela do meu quarto
10. Maria Teresa de Noronha - Fado das horas
11. Maria da Fé - Até que a voz me doa
12. Fernando Maurício - Igreja de Santo Estêvão
13. Berta Cardoso - Tia Macheta
14. Alfredo Marceneiro - A casa da mariquinhas
15. Hermínia Silva - Fado da Sina
16. Fernanda Maria - Saudade vai-te embora
17. Armandinho - Fado Estoril
18. Luiz Goes - Fado Hilário
19. Alberto Ribeiro - Coimbra
20. Carlos Paredes - Balada de Coimbra


CD2 - Ontem
01. Rodrigo - Cais do Sodré
02. Carlos Ramos - Não venhas tarde
03. Cidália Moreira - O meu primeiro amor
04. Carlos Zel - Meu amor morre no mar
05. Teresa Tarouca - Não sou fadista de raça
06. João Ferreira-Rosa - Embuçado
07. Mariana Silva - Renascimento
08. Celeste Rodrigues - Lenda das algas
09. Maria Alice - A varanda dos liláses
10. Manuel de Almeida - Mãos cheias de amor
11. Maria Amélia Proença - Era só o que faltava
12. Hermano da Câmara - Colchetes d'oiro
13. Ada de Castro - Bateu-me à porta a tristeza
14. António Mourão - Fadista louco
15. João Braga - Nau catrineta
16. Maria da Nazaré - Eu vi-te num dia assim
17. Frutuoso França - Amizades
18. António dos Santos - Partir é morrer um pouco
19. Augusto Camacho - Quando os sinos dobram
20. Fernando Machado Soares - Balada da despedida


CD3 - Hoje
01. Ana Moura - Os búzios
02. Mísia - Dança de mágoas
03. Helder Moutinho - Ao trovador
04. Cristina Branco - Navio triste
05. Jorge Fernando - Por um dia (Feat. Ana Moura)
06. Pedro Moutinho - O negro fica-lhe bem
07. Joana Amendoeira - Saudade por cantar
08. António Zambujo - Guitarra triste
09. Ana Sofia Varela - Por que voltas de que lei
10. Rodrigo Costa Félix - Soneto da fidelidade
11. Mário Pacheco - Um outro olhar
12. Mafalda Arnauth - Esta voz que me atravessa
13. Ricardo Ribeiro - A lua e o corpo
14. Raquel - Manjerico
15. Aldina Duarte - Princesa prometida
16. Katia Guerreiro - Minha senhora das dores
17. Maria Ana Bobone - Meu nome é nome de mar
18. Rao Kyao - Deus também gosta de Fado (feat. Teresa Salgueiro)
19. Paulo Bragança - O espírito da carne


CD4 - Amanhã
01. Deolinda - Fado Toninho
02. Miguel Rebelo - A Rosa e o Chico (Uma história de amor)
03. Ana Laíns - O Fado que me traga
04. Carminho - As minhas penas (Fado Perseguição)
05. Marco Rodrigues - Sob a Lua
06. Lina Rodrigues - Onde nasce a solidão
07. Inês Duarte - O teu amor é saudade
08. Carla Pires - Balada para uma boneca de capelista
09. Duarte - Évora doce (revisitada)
10. Tânia Oleiro - Amor sou tua
11. Patrícia Rodrigues - Sol oculto
12. Diamantina - Meu amor, nesse dia
13. José Manuel Salles - Pescador da barca bela
14. Cristina Nóbrega - Amor de mel, amor de fel
15. António Ataíde - Balada de Outono
16. Liana - Da minha torre
17. Mr. Tea feat. Orlanda Guilande - Barco negro
18. Rosa Negra - Naufrágio
19. Cuca Roseta - Rua do Capelão
20. Metro - Meu amor, meu amor (meu limão de amargura)
21. Catarina Moura - Fado da Severa

Sem comentários: