Tudo começou em 1995. O David e o Tozé já se conheciam e costumavam tocar juntos. Numa ocasião, o David mostrou as suas cassetes ao dono de uma loja de música alternativa em Leiria (Carlos Matos). Ele gostou bastante e a ideia de formar uma banda era cada vez mais forte. Algum tempo antes, David tinha ouvido a Sofia a cantar num bar e tinha-lhe proposto a formação de uma banda. Sofia não ficou muito convencida, porque naquela altura os convites não faltavam, mas nunca era nada concretizado. Exactamente um ano após este encontro, o David voltou a contactar a Sofia, dizendo que tinha chegado a altura de formar a banda. Começaram a tocar com péssimas condições técnicas. Após algum tempo, Rui Costa foi convidado para se juntar à banda... começou por lhes dizer que o som era péssimo! Então propôs uma experiência: que se desligassem os amplificadores e que tocassem assim, naturalmente. Para se ouvirem teriam de estar todos em silêncio, daí o "Silence".
Concorreram ao Festival Termómetro Unplugged e ganharam. Daí receberam 500 contos, os quais foram todos gastos em maquetas. Quando foram tentar a sua sorte nas editoras, a resposta era sempre a mesma: cantar em Inglês, nem pensar. Recusando ceder às exigências das editoras que queriam o disco todo em português, acabaram por ser convidados para gravar uma versão de uma música dos Erasure, "A little respect".
Essa versão acabaria por entrar na compilação "Sons de Todas as Cores" (1998) e, pouco tempo depois, alcançava o sucesso conhecido, sendo passada em todos os postos de rádio. A Polygram (actual Universal), acabou por aceitá-los, embora com algumas restrições: orçamento mínimo (5 mil contos) e só receberiam «royalties» a partir dos 10 mil discos vendidos. Foi assim que surgiu o "Silence Becomes It", que alcançou 5 platinas, passando meses em número 1 do Top Nacional. Começou a digressão por todo o país, durante a qual fizeram 90 concertos em 6 meses. No dia 18 de Dezembro, realizaram o mítico concerto no Pavilhão Multiusos para uma grande multidão.
Sem comentários:
Enviar um comentário