Dr. Zilch
Line Up
Nuno Fadigas: Voz, Teclados, Programações, DJing (estúdio)
Fernando MC: Guitarras, Voz, Programações
Brr: Baixo, Voz
Henrique Guerra: Bateria, Voz
Dr. Zilch formou-se nos arredores de Lisboa, nos finais de 1997, por Nuno Fadigas (Voz), Eduardo Krithinas (Guitarras / Teclados / Programação) e Roberto de Souza (Loops / Samplers / Voz). Gravaram uma Demo com apenas três temas. Cerca de três meses mais tarde, já em 1998, Dr. Zilch assinava pela Universal Music (então PolyGram). Só então, o lineup se completou, com as entradas de George Das Art (Baixo) e Pedro Pitta Groz (Bateria). A primeira aparição ao vivo, deu-se na Praia de Mira a 15 de Agosto do mesmo ano, abrindo para a banda britânica Senser. Ainda antes do final do ano, Dr. Zilch foi a banda escolhida para fazer a primeira parte dos britânicos PitchShifter, nos concertos de Lisboa (Paradise Garage) e Porto (Hard Club).
O primeiro single “Flesh Getting Higher”, editado em Fevereiro de 1999, incluía uma poderosa remistura pelo conceituado DJ XL-Garcia. O seu polémico Video-Clip na sua versão não censurada, “rodou” durante largos meses no canal Sol Música, e mais tarde na Sic Radical, passando também pelo Top+ da RTP1, etc.
Em Outubro de 1999, saía finalmente “Artcore XXI”, a primeira longa duração de Dr. Zilch.
Esta foi contemplada com uma excelente aceitação por parte da crítica nacional especializada. Um mês depois, era a vez do segundo single “The Questioning Worm”.
No ano de 2000, Dr. Zilch integrou 5 colectâneas nacionais e deu inúmeros espectáculos, chegando a partilhar o palco com bandas como The Young Gods.
Foi também ano de algumas reestruturações no lineup da banda. Entre 2001 e 2002, já com a formação actual, Dr. Zilch dedicou-se à composição de novos temas.
Continuando também a dar alguns espectáculos, a banda chegou mesmo a abrir para Moonspell.
Em 2003, Dr. Zilch volta a surpreender a crítica com uma versão cibernética do “Homem do Leme” de Xutos & Pontapés. Esta versão chegou ainda a “rodar” na Rádio Comercial.
Em 2004, Dr. Zilch entra definitivamente em estúdio para gravar o primeiro volume da obra “A Little Taste of Hell”. Masterizado na Suécia no formato HDCD (20 Bit) por Björn Engelmann (Rammstein, Clawfinger, Backyard Babies, In Flames, Hypocrisy, etc.), “A Little Taste of Hell Vol.1 – The Way Down”, ficou concluído em Janeiro de 2005.
Discografia
Flesh Getting Higher - CD-Single (P)(C)1999 Universal Music
Artcore XXI - CD-Extra (P)(C)1999 Universal Music
The Questioning Worm - CD-Single (P)(C)1999 Universal Music
Games of Wonder - CD-Single (P)(C) 2005 X-Tazee Records
Sem comentários:
Enviar um comentário