sexta-feira, 7 de outubro de 2005

AGENDA VARIZ

Sexta-feira, 7 Outubro (23h30>03h30)
M.Sá (DJ set)
Rua do Grémio Lusitano, 8 - Bairro Alto, LISBOA.
Entrada gratuita.

Sábado, 8 Outubro (22h00)´
COOPERATIVA DE COMUNICAÇÂO E CULTURA http://www.ccctv.org/
PRODUCERS (Live act) + HANA BI (Vídeo)
ANDRÉ VENCESLAU (Vendem-se planos B)
Rua da Cruz, 9 - TORRES VEDRAS.
Entrada livre e gratuita.

André Venceslau apresenta no próximo dia 8 de outubro pelas 22h00, no Centro de Cultura Contemporânea , a fanzine de poesia "Vendem-se Planos B". Segue-se um concerto a cargo dos Producers + Hana Bi. Durante o evento decorrerá uma leitura de poemas por Luis Filipe Cristóvão.

"A palavra, o palavrão e a imagem destruída ou construída através da qual podemos partir para um jogo quase brinquedo. E não só, também o sentimento do rock, da série B e o amor pelas coxas da vida." - André Venceslau

HANA BI (Fogo de Artifício) é a designação enquanto VJ da artista vídeo Ana Bezelga. Colaboradora audiovisual do MUS-E, sediado no CNC e da plataformade dança - Raveformance dos bailarinos Bruno Cochat e Filipa Francisco, tendo animado a área visual das festas/Cabaret desta plataforma. Ana Bezelga frequentou a ESTC na área de cinema tendo realizado "Rua Industrial, de dia" e "Willkommen". Conclui o curso de Pós-Produção Audiovisual da Restart, durante o qual realiza um video - concept para o tema "Faboulous Muscles" do projecto de Seatle XiuXiu, integrado no projecto "Em Trânsito" do Goethe Institut, com orientaçãoda dupla de Colónia, Graw-Böckler - Raum fuer Projektion. Actualmente frequenta o curso avançado da MAU MAUS - Escola de Artes Visuais,tendo apresentado vídeos na Fundição de Oeiras nas exposições Terminal, Em Fractura e Toxic O Discurso do Excesso; Relay - Renée Green no Kunstraum Innsbruck, na Austria e uma instalação-vídeo na exposição "A Arquitectura como Qualquer Coisa de Provisório". Como VJ colabora com os Producers (Miguel Sá e Fernando Fadigas) e com o Lumpen Trio, tendo já actuado no Duplu 01 - Faculdade de Belas Artes do Porto, SuperStereo Demonstration 2005, Hertzoscópio 2004, Sonic Scope 2004, Maus Hábitos, Mostra de Música Electrónica e Weird Electronic Sessions na Galeria ZDB, Big Match no Grémio Lisbonense, Mostra de Música Electrónica no Centro de Cultura Contemporânea em Torres Vedras, e na Restart.

PRODUCERS é o nome sob o qual Miguel Sá e Fernando Fadigas se apresentam como músicos, produtores e representantes da sua própria editora, a Variz. Asua música é fruto do uso bem sucedido de 'soft-ware' e 'hard-ware', cruzando a linguagem dos 'blips' e 'beats' com digressões por superfície texturada, dissecacões rítmicas e experiências de cisão molecular. Editaram o álbum "7/10" (Fundação Calouste Gulbenkian, 2001) e a compilação"Metrómetro" (CD, Variz, 2003) criticada na WIRE magazine - 2003 Rewind (Janeiro 2004) por Chris Sharp; participaram ainda nas compilações "Air Portugal" (CD, 00351, 2001), "Sonic Scope 04 :: The Portable Edition" (CD,Grain of Sound/Fonoteca Municipal de Lisboa, 2004) "PORTUGAL:: A New Sound Portrait" (CD, N_Records/Fonoteca Municipal de Lisboa, 2005). Já actuaram com Portable, DJ Olive, Modul, Pure, DAT Politics, Nova Huta, Rafael Toral, Soundtrap., João Castro Pinto, Ana e Micro Audio Waves; e aol ado de Senõr Coconut, Laub, Luomo, Audiopixel, Ok.Suitcase, Stapletape eLoosers em alguns festivais internacionais: Belfast Festival at Queens(Belfast), Mór Festival (Dublin), IFI 2003 (Pontevedra), SuperStereo Demonstration 2005 (Linhares da Beira), Duplu01 (Porto), Hertzoscópio 2004, Sonic Scope 04 (Lisboa), Número 2003 (Lisboa), BRG (Braga), Boom Festival2002 (Idanha-à-Nova).

Segunda-feira, 10 Outubro (23h30>03h30)
MEXE CAFÉ
M.Sá (DJ set)
Rua do Trombeta, 4 - Bairro Alto, LISBOA.
Entrada gratuita.

MUSEU DO CHIADO ­ MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA http://www.museudochiado-ipmuseus.pt/
LUMPEN TRIO (Live act) + ANA BEZELGA (Vídeo)
Rua Serpa Pinto, 4 - LISBOA.
Entrada livre e gratuita.

DOUBLING OR NOTHING é um projecto do Lumpen Trio (António Chaparreiro, Jorge Serigado e Miguel Sá) com a colaboração de Ana Bezelga (Hana Bi) no vídeo.O projecto assenta na sincronização visual e sonora de tempos e percepçõesd iferentes, introduzindo na improvisação uma memória e uma história como elementos estruturantes sujeitos à reavaliação crítica do refazer. O refazer faz-se fazer. A uma gravação sonora e visual de um concerto sem público, sucederá a apresentação pública de outro concerto, na qual o trio executará uma improvisação musical sobre o resultado do primeiro concerto, e em que agravação visual desse primeiro concerto será projectada sobre os músicos. O Lumpen Trio é uma formação que se dedica à improvisação livre entendida como gestão de acasos e criação de acidentes onde o esquecimento, a emoção, a intensidade, aliados a um espírito lúdico e despreocupado, têm uma função estruturante e dinamizadora. Criado em 2001 por António Chaparreiro, Jorge Serigado e Ernesto Rodrigues, tem mantido uma actividade vocacionada essencialmente para actuações ao vivo e cujos registos têm sido particularmente bem recebidos pela crítica. A entrada de Miguel Sá para olugar de Ernesto Rodrigues, para além de alterar a sonoridade global do Lumpen Trio, veio também estimular e renovar as suas propostas estéticas e musicais mantendo no entanto algumas das suas premissas iniciais cujo eco podemos encontrar nas palavras de Rui Eduardo Paes: "uma música extremamente frágil, uma música que obriga os seus ouvintes a debruçarem-se sobre ela, mas que, paradoxo dos paradoxos, tem a intensidade, a densidade, o vigor, aexuberância e o excesso do grindcore e do death metal".

Sexta-feira, 14 Outubro (23h30>04h00)
TRA$H CONVERTERS (DJ set) + DONA SARA (Vídeo)
Rua da Moeda, 1 - Cais do Sodré, LISBOA.
Entrada gratuita.

DONA SARA é uma dona de casa em crise criativa que sublima o realismo doméstico por meios digitais. Com requintes de malvadez feminina, contrapõe ambientes visuais serenos à barbárie dos TRA$H CONVERTERS. A Handycam alia-se ao Super pop. Influências - não tem.


A dupla TRA$H CONVERTERS, representa a faceta lúdica da editora Variz com insólitos DJ sets Electro-Noise-Techno-Pop-Rock-Acid-House. M.Sá e Fadigaz são dois importantes divulgadores de música electrónica em Portugal; Através da editora VARIZ, do projecto PRODUCERS e dos TRA$HCONVERTERS - aqui reciclam o passado à luz do presente, indicando o futuro. Apresentam-se regularmente em Lisboa e Porto, em alguns festivais internationais (Hertzoscópio, Número, Cosmopolis, Super Stereo Demo, BlueSpot, Boom, Experimenta Design, Belfast Festival at Queens, Mór) e em diversos locais: ZDB, Lux-Frágil, Foot Fetish - Dublin, Menagerie - Belfast, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Fundação de Serralves,Triplex, Incognito, Clinic e Aniki-Bóbó; Ao lado de Portable, Donnacha Costello, Optimo, Ellen Allien, Trevor Jackson, Nova Huta, Neoangin (JimAvignon), DJs Are Not Rock Stars, Sigue Sigue Sputnik, Krikor, Sunpaja, Olympic Lifts, [des]integração, Muesli Colectivo, Rudi Style, Ana, Ballet Mecânico, Loosers e Lolly and Brains.

"(...) um DJ Set feito da heterogeneidade de estímulos da actualidade - a pop encontra o electro, o rock'n'roll desagua em house e a população une-se nas diferenças de uma batida comum." - Mário Lopes, Diário de Notícias.

Sábado, 15 Outubro (23h00>04h00)
BAR LEFT
FADIGAZ (DJ set)
Largo Vitorino Damásio, 3F - Santos, LISBOA.
Entrada gratuita.

Domingo, 16 Outubro (17h00>22h00)
NOOBAI CAFÉ
FADIGAZ (DJ set)
Miradouro de Santa Catarina, LISBOA.
Entrada gratuita.
Das 17 às 18h, DJ set especial para crianças dos 2 aos 7 anos de idade.

Segunda-feira, 24 Outubro (23h30>03h30)
MEXE CAFÉ
FADIGAZ (DJ set)
Rua do Trombeta, 4 - Bairro Alto, LISBOA.
Entrada gratuita.

Sexta-feira, 28 Outubro (23h30>03h30)
FADIGAZ (DJ set)
Rua do Grémio Lusitano, 8 - Bairro Alto, LISBOA.
Entrada gratuita.

Sábado, 29 Outubro (23h00>04h00)
BAR LEFT
TRA$H CONVERTERS (DJ set) + HANA BI (Vídeo)
Largo Vitorino Damásio, 3F - Santos, LISBOA.
Entrada gratuita

Sem comentários: