domingo, 19 de março de 2006

A Naifa - Museu dos Transportes (Coimbra) - 18/03/06


Passado um ano, A Naifa causa a mesma sensação. Ao vivo a sua música ganha outro corpo. Tem mais espaço para voar. É mais livre. Chega até nós com outro encanto.
“3 Minutos Antes de A Maré Encher” é um registo composto de temas mais difíceis.”Música” é ainda um tema que faz o público vibrar. Este álbum não tem sons com estas cores. Contudo, ao vivo, as músicas mais intimistas do ultimo registo de A Naifa, ganham novo alento, ajudadas pelos trejeitos fadistas de Maria Antónia Mendes.
“Monotone” e o fado-tango “Señoritas” são apostas mais que ganhas. O ultimo registo passou por inteiro pelo Museu dos Transportes. Tempo ainda para voltar ao anterior, e para revisitar de forma brilhante “Alfama” dos Mler Ife Dada. Para o segundo encore, guardaram “Tourada” de Fernando Tordo. E foi assim que os velhos eclécticos guardados no fundo do edifício, atrás dos panos pretos do palco, acordaram para a festa que se viva lá no interior do museu.
Esta foi mais uma noite em que o fado se embebedou, juntamente com a pop e alguns ritmos mais dançáveis. A guitarra portuguesa de Luís Varatojo pinta a sala com cores a saber a Tejo. As palavras soltam-se no ar, saídas da boca de Maria Antónia Mendes em forma de poesia. Uma secção rítmica a dar o tom de canção a este fado.
Pois, porque tudo isto é fado, e afinal ainda existem boas canções.

Nuno Ávila

Sem comentários: