terça-feira, 25 de julho de 2006

SEI MIGUEL AO VIVO NA ZOOM




A ZOOM tem a honra de apresentar:


SM. trompete
Fala Mariam. trombon
ePedro Lourenço. baixo
César Burago. percussão


O jazz, enquanto género, sempre teve consigo uma cultura de dentro do universo dos seus músicos, que instiga o avanço, a transgressão, a inovação. Com o advento da “new thing”, pela mão de vários criadores, como Ornette Coleman, Cecil Taylor, Albert Ayler ou John Coltrane, os passos dados em frente foram tão fortes, que ainda hoje, quando pensamos nas vanguardas do jazz, imediatamente nos reportamos ao jazz dito “free”. Este, nos seus contornos originais de música do êxtase contínuo, prossegue actualmente ao encontro de novas adensações de expressão, estilo e forma.

Sei Miguel assume-se trompetista, compositor e director. A sua música, sendo livre, não corresponde exclusivamente aos cânones do “free”, aos seus arquétipos de abertura e/ou desconstrução, mas descende de todas as décadas do jazz. Música pensada e executada com notável propriedade, o jazz que o trompetista pratica reveste-se de múltiplas singularidades: a maneira como (nas suas palavras) “espaço e tempo, silêncio e timbre” são geridos, a qualidade de presença e de ausência do trompete, a escolha de instrumentos e materiais, as temáticas do seu conceptualismo, muitas vezes a própria ideia de orquestração, e ainda a importância plena transmitida aos executantes tornados criadores.

Com duas décadas de trabalho editado prestes a serem celebradas, Sei Miguel acaba de lançar na Creative Sources Recordings (da responsabilidade de Ernesto Rodrigues), com distribuição pela Clean Feed/Trem Azul, “The Tone Gardens”, o seu mais recente registo discográfico.

Mais informações em www.zoom.pt

Sem comentários: