Gaiteiros de Lisboa
No Café Concerto, 7 de Setembro
Olivetree apresentam “pumping percussive didgeridoo!”
Na próxima Quinta-feira, dia 7 de Setembro, o palco do Café Concerto está reservado ao espectáculo “pumping percussive didgeridoo!” apresentado pelo projecto português Olivetree. Bateria e didgeridoo – é um novo projecto no mercado nacional criado em 2003 por Renato Oliveira (elemento do colectivo ROOTSCARAVAN) em Liverpool, Inglaterra.
Olivetree vem dar ênfase à música de dança produzida apenas com Instrumentos acústicos. Uma ideia simples de contextos rítmicos complexos. O concerto tem início marcado para as 22.00 horas.
No Grande Auditório, 9 de Setembro
Gaiteiros de Lisboa
São, seguramente, um dos mais interessantes projectos da música popular portuguesa. Os Gaiteiros de Lisboa vão apresentar, no TMG, o espectáculo“Sátiro”, do disco com o mesmo nome editado há escassos meses. Actuam no dia9 de Setembro, às 22.00 horas, no Grande Auditório do TMG.
Os Gaiteiros de Lisboa formaram-se em 1991, sendo o grupo actualmente composto por Carlos Guerreiro, José Manuel David, José Salgueiro, Paulo Marinho, Pedro Casaes, Rui Vaz, músicos que têm feito o seu percurso em torno da música popular/tradicional, com participações em projectos musicaisde outros grupos e autores consagrados no âmbito da Música Tradicional, do Rock, do Jazz, da Música Clássica e da Música Antiga, tais como José Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino, Amélia Muge, Carlos Barretto, Rui Veloso, SétimaLegião ou Adufe.
A marca distintiva dos Gaiteiros é a constante busca de novas sonoridades, a inovação e a criatividade aplicadas à construção de instrumentos concebidos pelo próprio Grupo (Túbaros de Orpheu, Orgaz, Cabeçadecompressorofone,Clarinete acabaçado e Serafina). O som dos Gaiteiros, para além de respeitara tradição popular, tem uma atitude inovadora permanente.
O novo espectáculo dos Gaiteiros de Lisboa transporta para o palco o ambiente de festa, a força das percussões populares, o brilho das harmonias vocais e a satisfação de reencontrar ao vivo alguns dos grandes êxitos deste grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário