quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

HUMUS GRAVA CD




Humus é um projecto musical Pop/Rock/Acústico que tem sede em Santa Maria da Feira mas cujos "braços" se extendem a cidades como Coimbra, Aveiro, Viseu ou Guimarães.

Recentemente gravado o 1º trabalho do projecto, o objectivo é agora dar o passo em frente e dar a conhecer o som da banda ao maior número de pessoas possível. Captado e misturado nos Estúdios Sá da Bandeira no Porto e masterizado no West West Side Music em Nova Iorque (Alan Douches), este primeiro álbum (sem edição) é composto por 8 temas cantados em português e 2 em inglês. No entanto, o projecto encontra-se a compôr agora exclusivamente em português.

Os Humus foram fundados oficialmente no mês de Novembro de 2005. A sua arquitectura mental, contudo, desenvolvia-se desde meados do mesmo ano. Idealizado por Diogo Brandão e Rúben Maia, o projecto floresceu tendo como catalisador a amizade e a partilha de experiências pessoais e académicas. Desta base criou-se o desejo de reunir um grupo de amigos que partilhasse em comum um sonho, um objectivo, uma paixão…
As preferências musicais centravam-se então no Pop/Rock/Alternativo aos quais sempre se quis introduzir,desde o início, uma sonoridade marcadamente acústica e orgânica. Eram também influências tanto o jazz como algumas experiências formativas na área da música clássica. Nessa altura dominavam ainda muitas dúvidas e hesitações quanto à organização da banda, tanto que Diogo Brandão não se assumia ainda como a voz dos Humus, algo que veio a fazer, felizmente, poucas semanas decorridas após o início dos trabalhos.
Desde sempre houve o intuito de criar música original e criá-la bem. Humus é, portanto, uma banda de originais,ambiciosa, motivada e em plena actividade. A sua estreia teve lugar a 14 de Julho de 2006 num evento organizado por uma editora do norte do país. Esta foi tão portentosa que culminou numa proposta para elaborar, desde logo, um registo áudio.
Apesar da tentação, parecia muito cedo e pouco natural prescindir de um processo de maturação que se afigura obrigatório na evolução de qualquer novo projecto musical. A opção então foi apostar na criação de boas músicas, fazer uma ou duas versões de artistas portugueses de referência e partir para os palcos. Essa fase de intensa divulgação atingiu o seu pico nos inícios de 2007.

Com a época de concursos de música moderna a despoletar, a banda aproveitou a boleia e partiu para a estrada, numa constante aventura, tresloucada e senil, onde apenas o palco fazia sentido e onde o combustível sai direito das pessoas que nos cumprimentam depois dos concertos, distribuindo elogios emocionados e injectando confiança e ambição. O êxtase dessa fase festivaleira aconteceu nos dias 30 e 31 de Março de 2007 com a vitória do concurso de música moderna Rocktaract '07 que permitiu a oportunidade de gravar o trabalho em estúdio.
Foi,já em 2008, nos Estúdios Sá da Bandeira, a cargo de Diogo Oliveira e João Brandão, que a banda gravou e misturou 10 temas que posteriormente foram masterizados em Nova Iorque no West West Side Music sob aresponsabilidade de Alan Douches.
Os Humus tentam tirar o máximo partido das suas músicas com instrumentais e improvisos. Os originais são já numerosos assim como algumas versões de artistas de referência. A paixão pela música e a busca do groove perfeito fá-los prosseguir com as suas criações. Heterogénea e envolvente, a sua música atravessa numerosos estilos, resultando num caldo orgânico, fértil e em constante metamorfose a que chamamos... Humus.

Sem comentários: