segunda-feira, 11 de maio de 2009

NO MAXIME




QUINTA, 14
KOTA COOL AFRO BEAT SESSIONS
23h00/ Concerto/ Afro Beat


Músicos de Terrakota, Cool Hipnoise e Cacique 97 juntam-se para celebrar o afro beat. São 15 em palco, com um reportório que passa por Fela Kuti, compositor que esteve na vanguarda do género.

Entrada: 6€ com oferta de bebida até 2€
Bilhetes à venda em www.blueticket.pt, lojas Fnac, Agência Abep, El Corte Inglês, Turismo de Lisboa, Lojas Media Markt e bilheteiras do Pavilhão Atlântico.

O palco do Musicbox está pronto para a multidão das Kota Cool Afro Beat Sessions: 15 músicos a interpretarem os sons do mestre Fela Kuti, entre outros. A reunião vem crescendo nos últimos meses com o objectivo de celebrar o género. Quem as vê apaixona-se por esta ponte entre as música tradicional da Nigéria, o funk e o Jazz, levando aos concertos mais um que se enamora e outro – e por aí fora.


As Kota Cool Afro Beat Sessions são já um sucesso das noites da Lisboa de ritmos africanos, de peles esticadas e dos joelhos que trepam quase até ao umbigo, dançando. É nos Terrakota, Cool Hipnoise e Cacique 97 que toda esta gente milita. O que se verá no sábado é que todos integram uma mesma família – a que engrandece o afro beat através de uma ideia clara de colectivo, de alegria e da força da liberdade e da música. Quando o concerto acabar, João Gomes e Tiago Santos têm preparado um DJ Set especial para continuar a festa.

Fela Kuti (1938-1997) é um dos mais relevantes e prolíferos nomes da música africana. A fusão a que chamou de afro beat colocou-o no principal mapa da melomania, desde finais dos anos 50 até meados de 90. Como activista político, foi um dos mais inconformados da sua geração. A canção, acreditava, é uma arma – e é também por isso que vamos redescobrir o nigeriano como figura central na exploração de sonoridades ambiciosas e de união das Kota Cool Afro Beat Sessions.

Sem comentários: