sábado, 6 de junho de 2009

EDIÇÃO CASEIRA





O "Edição Caseira" é um programa de crónicas da estagiária Rafaela Carvalho, sobre Editoras Portuguesas.
Num total de seis crónicas, serão dadas a conhecer seis diferentes editoras, on-line ou não, do nosso país. Focar-se-á a sua história e os artistas que cada uma representa. Mas também, o esforço que têm feito na divulgação do, cada vez mais vasto, panorama musical português.
Ao longo de todo mês, uma por semana, as crónicas serão lançadas e A Rastilho Records é a primeira editora a ser referenciada. Dead Combo e Peixe:Avião são a banda sonora.

A Rastilho Records remonta a 1996 e foi fundada por Pedro Vindeirinho em Leiria. Três anos depois, foi editado o primeiro álbum "Walls Of Shame" dos Intervenzione. Depois de uma paragem de quatro anos por diversos problemas, voltam a editar, sendo os Mata-Ratos e os Trinta&Um as bandas chave deste regresso.
2004 é o ano em que se dividem entre editora e distribuidora. Em 2006 e 2007, em parceria com a Valentim de Carvalho, a rditora lança uma colecção de edições especiais em vinil de artistas como The Legendary Tiger Man, Wraygunn, Jorge Palma. A rastilho lança igualmente discos de Linda Martini e Dead Combo e em parceria com a Universal toda a discografisa dos Xuto & Pontapés.
Em 2008, depois de 32 álbuns editados começam a apostar no marketing e no agenciamento dos seus principais artistas : The AllStar Project, If Lucy Fell, The Poppers, The Other Side e Peixe:Avião.
Em conjunto com a Compact Records e a Cargo Records, assegura a distribuição pelo país e a Europa, respectivamente.

Texto Rafaela Carvalho

Sem comentários: