segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As 3 Marias - “ Quase A Primeira Vez” (Edição de Autor)





Estamos perante um disco de tango. E não é tanga! É mesmo tango! As 3 Marias oferecem-nos em “Quase A Primeira Vez” um registo que se apoia no tango canção.
São temas que dão igual importância à letra e à parte instrumental. Canções de faca e alguidar, que nos falam como em qualquer bom tango de encontros e desencontros de amor.
Cristina Bacelar (guitarra e voz), Fátima Santos (acordeão), Sara Barbosa (contrabaixo) e Manolo – Zagalo (percussões), oferecem-nos assim um disco despretensioso, que não pretende ser mais do que é. Ou seja, este primeiro registo de As 3 Marias é um disco leve que entretêm e que ganha alguns pontos por entrar numa área que por estes lados não é muito explorada. E só isto basta para que estejamos perante um disco que merece a nossa atenção.
Destaques maiores deste registo para o single de apresentação “Tango do Vilão Rufia” que conta com a ajuda de Sérgio Castro dos Trabalhadores do Comércio na voz, e para a versão de “Vídeo Maria” dos GNR.
Feito com conta peso e medida, sem grandes maquilhagens, mas com cada musico com o seu espaço para brilhar, neste disco ainda de realçar a presença do violino mágico da convidada Lanina Khmelick.
Discos destes não se encontram ao virar de cada esquina. Discos onde o tango é cantado quase com alma lusitana, apesar de que como se sabe esta canção não ser nossa. Pelos menos até agora. Sim porque a partir da saída deste disco o fado passa a ser outro. Ou melhor, o tango!

Nuno Ávila

Sem comentários: