quarta-feira, 13 de julho de 2011

JODÉ VALENTE NA BIENAL DE CERVEIRA



O projecto artístico José Valente and EXPERIENCES OF TODAY, promovido pela Associação Cultural de Música e Teatro Arte à Parte, vai actuar em concerto no próximo dia 21 de Julho, pelas 22.00 horas, no âmbito da 16.ª Bienal de Cerveira.
Do programa da actuação, que terá lugar no auditório da Bienal, constam várias composições musicais quase todas criadas propositadamente para este evento, designadamente "A Conversa", "Senhora dos Remédios", "Transição 1", "Respiração Interrompida", "Transição 2", "Um Último Suspiro", "Transition based on I AM from Osvaldo Golijov", "Transição 3" e "Balada de Sem Abrigo".

A participação de José Valente and EXPERIENCES OF TODAY nesta iniciativa de referência do panorama artístico nacional junta-se a um vasto conjunto de concertos já realizados. Em Portugal o projecto marcou presença em diversos locais e eventos de renome, designadamente no Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Serralves em Festa (Fundação de Serralves - Porto), Jazz na Relva (Festival Paredes de Coura), Dia Mundial da Música na Casa da Cultura de Coimbra, XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra e lojas FNAC de praticamente todo o país, onde apresentou o seu primeiro trabalho discográfico. Em Espanha, a Rádio Extremadura (Mérida) dedicou-lhe um programa, tendo também realizado actuações na Sala Mercantil, em Badajoz, e La Traviata em Villanueva de la Serena.

José Valente - Viola d'arco / Direcção Musical
Luís Figueiredo - Rhodes
Chico Santos - Contrabaixo

EXPERIENCES OF TODAY é um projecto artístico conceptual com direcção do violetista José Valente. Contempla um exercício da música contemporânea sem fronteiras geográficas ou de género, escapando à reverência da categorização fácil e explorando o potencial da música improvisada enquanto elemento de intervenção artística na sociedade actual.

Os músicos participantes no ciclo Experiences of Today são diversos nas suas origens, adicionando ao projecto uma profundidade criativa de índole multicultural. Destacam-se as presenças pontuais de Christian Mendoza (BE), João Lobo (PT), Yannick Peeters (BE), Eden Bareket (IL), Lukas Krazelbinder (AT), Rodrigo Parejo (ES), David Meier (CH) e Matthew Berril (IRL).
O disco de estreia de José Valente and Experiences of Today, lançado em Janeiro de 2011 pela Associação Arte à Parte, é o primeiro compromisso fonográfico do colectivo disponível ao grande público - um registo de elevada pertinência artística e susceptível de levantar novas questões sobre o papel da música de improviso enquanto agente edificante da cultura e sociedade actual.

José Valente
José Valente, mentor do projecto, nasceu no Porto, tendo encetado a sua promitente carreira fora de Portugal, mais precisamente na Áustria e em Nova Iorque, onde teve a oportunidade de trabalhar com ilustres do jazz contemporâneo, tais como Dave Douglas, Don Byron, Hank Roberts ou Paquito d’Rivera, e de actuar em palcos conceituados como o Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Em 2009, foi reconhecido com uma menção honrosa do “Prémio de Composição Lopes-Graça” pela obra “Sem-Abrigo”, tendo no ano seguinte vencido o concurso artístico do “Serralves em Festa” com a obra “A Conversa” e com o projecto pedagógico “Vamos Tocar”. Compôs e interpretou a banda sonora para o filme "Nocturna" de Filipe Carvalho, vencedor de uma Menção Honrosa no Festival Internacional de Terror MotelX. A sua composição "Amarelo Schwartz" foi estreada no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e é parte integrante da exposição "MONO".

Sem comentários: