terça-feira, 12 de julho de 2011

RAFAEL TORAL COM NOVIDADES



O Space Elements Vol. III é o quinto disco do Space Program, que completou sete anos em Abril. É um disco central em todo o programa e marca uma ocasião para apreciar o que já foi produzido, lançando um olhar retrospectivo enquanto se prepara a segunda fase deste projecto de larga escala. O Space Program explora possibilidades em torno de um conceito simples: a performance de música electrónica sob uma grelha rigorosa de valores que são oriundos do jazz.

A tour de Março foi um sucesso, cheia de desafios, como previsto, e todos foram superados. Muitos encontros enriquecedores. Ao passar por Toronto, surgiu uma nova publicação, a primeira do Space Collective, e a primeira em cassette! É a gravação do concerto Space Collective 3 no Out.Fest (Barreiro), em Outubro último. Helder Luís, sempre generoso, desenhou a capa. A editora chama-se Medusa, orientada pelo Ayal Senior.

Por falar em Vol. III, apesar de já ter saído há um tempo, está para muito breve um concerto de apresentação (em modo livre) e celebração deste disco. O SPACE COLLECTIVE 5 toca já esta quinta-feira 14 de Julho às 19.30 em ponto no jardim do Museu do Chiado. Pela perfeição dos ensaios, é a formação do Space Collective mais equilibrada e afinada que conseguida até hoje. Uma formação de luxo, a não perder:

Manuel Mota, guitarra
Ruben Costa, sintetizador modular
Riccardo Dillon Wanke, piano eléctrico
Afonso Simões, bateria
Rafael Toral, instrumentos electrónicos e direcção

Rafael Toral tem a honra e o privilégio de integrar a fabulosa, estratosférica nova formação de Sei Miguel, O CARRO DE FOGO. Não é só uma nova formação, é um novo paradigma para Sei Miguel, nunca o ouvmos fazer nada assim, é um carro (antes um comboio) que voa... É mesmo na véspera do concerto do Space Collective 5, quarta dia 13 de Julho, na Musicbox. Estreia em Lisboa.

A formação:
Sei Miguel, trompete
Pedro Gomes, guitarra
Rafael Toral, oscilador
André Gonçalves, sintetizador
John Klima, baixo
César Burago percussão
Luís Desirat, bateria


Entretanto, Rafael está quase a completar o próximo disco, o Space Solo 2, e só mais tarde arranco para a produção do Space Elements Vol. IV... mas antes disso vai haver mais actividade Space Collective, com surpresas no futuro.

Mais informação em rafaeltoral.net

Sem comentários: