quinta-feira, 29 de março de 2012

LA LA LA RESSONANCE COM NOVO DISCO














"Quando nos sentamos a ver Faust, o último filme alemão de Murnau e baluarte do expressionismoadmiramos aquilo que parecia ser a antítese do universo dos La la la ressonance: um jogo onírico e caricatural de luz, drama, convulsão e espectacularidade.

Compusemos uma banda sonora original a partir desta impressão inicial, definindo uma linha narrativa musical paralela, que em vez de se submeter ao conteúdo formal do filme, antes trata - ora com ironia, ora com reverência - a personagem de Faust e o seu retrato possível, enquanto grande colecção de pessoas e respectivos fantasmas. Celebrizado por Goethe, revisitado por Paul Valéry, Fernando Pessoa, Thomas Mann ou Wagner, Berlioz, Schumann e Liszt, Faust é simultaneamente gente e mito, onde habita o conflito metafísico entre o bem e o mal, o amor cego, a lúxuria e a tragédia.

Decidimos transformar esta aventura épica no 3o álbum de originais de La la la ressonance, criando um mundo extremado e hiperbólico, acompanhando Dr. Faust – o sombrio alquimista em busca de poder e virtude - na travessia da sua própria história, calçando os seus sapatos e vendo pelos seus olhos. Levamos este homem-mito a rir-se entredentes da tempestade que Murnau lhe preparou no mega-estúdio da sua super-produção, para logo a seguir o deixarmos correr extasiado para os braços da amada Gretchen, indiferente à companhia do demónio em pessoa ou ao aparato dos arpejos e cromatismos que Liszt lhe dedicou.

Na tradução para o formato álbum e numa fase final da re-composição dos temas (órfãos que ficamos das cores do filme – que já ouvimos jurar ser a preto e branco) convidamos Luís Fernandes - The Astroboy a trocar cenários e paisagens reais por abstracções electrónicas, na direcção de uma narrativa que salta descomprometidamente entre o sentido da vida e um estilhaço sem regra."

La la la ressonance

Faust inaugura a ligação entre os La la la ressonance e a PAD. Com edição prevista para Abril de 2012, a banda revisita o seu universo que balança com reconhecida mestria e irreverência os ingredientes do jazz e da música erudita com as arestas do rock, assumindo ao 3º disco uma vocação mais progressiva e electrónica.

Gravado por José Arantes (longtime partner da banda), misturado e co-produzido com Paulo Miranda no AMP Studio (um regresso, depois de em 1996 terem feito nascer Acetaminophen, primeiro registo do avatar The astonishing urbana fall) e masterizado por Roger Seibel (responsável por Faith in a pleasant mood e Space is the place - Sun Ra ou TNT e Standards – Tortoise) no SAE mastering studio, Faust chegará ao público em 2 formatos: digipack e edição limitada - de 250 exemplares numerados – com surpreendente embalagem mineral (desenvolvida e produzida com o apoio do Museu de Olaria de Barcelos).

Sem comentários: