sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FALAR DE ROCK EM ROCK EM PORTUGAL EM SETÚBAL



















Agora que a série "Os Filhos do Rock" veio lembrar que afinal o rock não nasceu em Portugal com o Chico Fininho, é altura de olharmos para trás e recordar os grandes nomes que marcaram a música eléctrica nacional de 1955 a 1982. Assim, no próximo fim-de-semana de 15 e 16 de Fevereiro, a Experimentáculo vai invadir a Casa da Cultura com muito rock, ié-ié e história.
 
Assim, no dia 15, é apresentado o livro "Portugal Eléctrico - Contracultura Rock em Portugal 1955-1982", com a presença dos autores, Edgar Raposo e Luís Futre. Os dois, ávidos coleccionadores e recuperadores da memória rock nacional, editaram esta verdadeira bíbila do rock português, com prefácios de Daniel Bacelar e The Legendary Tigerman. Os autores vão falar do livro e contar algumas histórias relacionadas.
 
Nesse mesmo dia, mas à noite, vai ser possível ver e ouvir os 4 Sixties, essa instituição do rock tipo Shadows de Setúbal. Os 4 Sixites, com membros dos Snobs e dos Sadino's Combo (os primeiros que participaram, inclusive, no mítico Concurso de Ié-ié, no Teatro Monumental, sendo referidos no livro "Portugal Eléctrico"), recuperam o rock'n'roll e o ié-ié do final da década de 50/inícios de 60.
 
No dia seguinte, 16 de Fevereiro, a tarde inicia-se com o documentário de Eduardo Morais, "Meio Metro de Pedra". Depois de ter sido exibido em Setúbal, no Clube de Cinema, o filme é reposto pertinentemente neste fim-de-semana, contando a história verdadeira do rock em Portugal através da voz dos próprios intervenientes: de Victor Gomes a Daniel Bacelar, de Adolfo Luxúria Canibal a Henrique Amaro.
 
Finalmente, a tarde termina com mais uma sessão do "Musicando", as tertúlias musicais que juntam Pedro Brinca e Pedro Soares, desta vez para falar, mostrar e ouvir o rock em Portugal entre 1955 e 1982. É uma conversa informal, onde são mostradas capas de discos marcantes, contadas histórias curiosas e feito o relato do que foi a música em Portugal no século XX.

Programa Completo

DIA 15

16h30 - Lançamento do livro "Portugal Electrico - Contracultura Rock em Portugal 1955-1982", com a presença dos autores Edgar Raposo e Luís Futre [entrada gratuita] 22h00 - Concerto com 4Sixties [3 euros]
 
DIA 16

16h30 - Exibição do documentário "Meio Metro de Pedra", de Eduardo Morais [entrada gratuita] 18h00 - Musicando - Conversas com música dentro "O rock em Portugal 1955-1982", com Pedro Brinca e Pedro Soares [entrada gratuita]

Sem comentários: