A Tangente - www.tangente.pt - é uma editora independente, fundada com o intuito de trazer novos ingredientes musicais para quem está à escuta. A construção deste projeto tem na sua base a criação de uma rampa de lançamento de talentos para o mundo, promovendo ligações entre jovens músicos, que procuram um espaço no universo musical, e públicos que procuram novos estímulos.
A Tangente pretende afirmar-se no mercado da música independente, com uma atitude descontraída e, ao mesmo tempo, profissional. Qualquer álbum lançado com o selo da editora será editado e distribuído sob a forma de partituras musicais e também em CD e mp3. Para complementar as nossas atividades, os artistas do nosso catálogo realizarão concertos em vários pontos do país, acessíveis a qualquer tipo de público.
Anualmente, são formados em Portugal centenas de jovens músicos. A realidade não é a de carreiras em ascensão, mas de trabalhos pontuais raramente relacionados com a formação e vocação. A escassa presença destes jovens no mundo da música é, portanto, um mercado praticamente inexplorado, não por falta de qualidade dos criadores e intérpretes, mas antes por uma lacuna no lançamento das suas criações e do seu talento. Assim, dentro de uma área de negócio em dificuldades cada vez maiores, pretendemos criar produtos de qualidade, com baixo custo de produção e inovadores no seu conteúdo, gerando também valor social e cultural ao servir de plataforma de lançamento para estes jovens músicos diplomados.
A identidade da Tangente centra-se na área da música contemporânea letrada, composta e interpretada por artistas com estudos na área da música e a exercerem o seu trabalho ou a estudarem na península ibérica. Com uma forte aposta numa imagem de marca informal, que aproxime a Tangente tanto dos jovens músicos como dos potenciais públicos, o trabalho da editora desenvolve-se através da edição de álbuns sob cinco diferentes formas: edições áudio em suporte físico (CD) e digital (mp3 e wav); edições gráficas em suporte físico (livro de partituras) e digital (pdf de partituras) com direitos de reprodução associados e, ainda, concertos ao vivo.
O primeiro álbum da Tangente será lançado na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro. Chama-se Coda, é da autoria do artista Carlos Filipe Cruz, e o primeiro tema a ser divulgado é o single Azuis que está já em grande destaque no site da editora. Para esta primeira edição, a Tangente associou-se ao Condomínio Criativo de Coimbra (associação para a valorização de Coimbra enquanto local de trabalho privilegiado para os profissionais do sub-setor das indústrias criativas) no sentido de fazer chegar a sua música ao maior público possível. O primeiro concerto está já agendado e será, em breve, revelado publicamente.
No próximo dia 22 de fevereiro, sábado, pelas 21h30, decorrerá o nosso primeiro concerto. O espectáculo acontecerá no Grande Auditório do Conservatório de Coimbra e terá dupla função: apresentar ao público a Tangente e lançar oficialmente o álbum Coda que ficará oficialmente à venda a partir desse dia.
Site: www.tangente.pt
Facebook: www.facebook.com/tangenteeditora
Azuis - Carlos Filipe Cruz from Tangente Editora on Vimeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário