segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ORQUESTRA DE JAZZ DE MATOSINHOS CONVIDA MANÉ FERNANDES









Com 2016 a chegar ao fim, e antes de partir para Espanha para participar no Festival Internacional de Jazz de Barcelona, a Orquestra Jazz de Matosinhos volta a desafiar um músico da nova geração para um concerto único no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. Mané Fernandes é o guitarrista convidado a tocar com a OJM na terceira edição do ciclo dedicado aos novos talentos do Jazz que se realiza dia 12 de Novembro às 22h00.

Natural do Porto, Mané Fernandes estudou guitarra jazz com Peixe (Ornatos Violeta, Pluto e Zelig) e licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde estudou com Nuno Ferreira e Virxilio da Silva, concluindo o recital final com 20 valores. Recebeu uma menção honrosa na edição de 2010 da Festa do Jazz do São Luiz, fazendo parte do combo vencedor do concurso de escolas superiores. Integrou o Colectivo SV, premiado na 25.ª edição do Prémio Jovens Músicos, na categoria de combo jazz. O primeiro álbum em nome próprio surgiu em Novembro de 2014, "Mané Fernandes – BounceLab".

O programa escolhido para o concerto com a OJM inclui um tema original de Mané Fernandes, "Le Tunka", e um arranjo assinado pelo próprio para um tema emblemático de Wayne Shorter, "Yes or No". As partituras de autores portugueses estão em destaque com dois temas originais dos directores da OJM que remontam a uma primeira fase da existência da big band – "Sargaço" de Pedro Guedes, e "Why Not" de Carlos Azevedo – e ainda uma composição desafiante de João Paulo Esteves da Silva intitulada "Certeza" datada de meados dos anos 90 (com arranjo de Carlos Azevedo). O alinhamento completa-se com temas escolhidos entre o repertório imenso que a OJM tem interpretado ao longo dos anos: "Three and One", de Thad Jones, um nome basilar da escrita moderna para orquestra de jazz; "Tremor", do pianista alemão Florian Ross; e "Use of Light", do guitarrista Kurt Rosenwinkel (arranjo de Pedro Guedes).
PRÓXIMOS CONCERTOS:
Orquestra Jazz de Matosinhos & Fred Hersch

2 Dez. Voll-Damm Festival Internacional de Barcelona
4 Dez. Casa da Música, Porto

Sem comentários: