sexta-feira, 14 de abril de 2017

JAZZ NO MIRA FÓRUM














Depois do álbum de estreia “Ausente“, lançado pelo Carimbo Porta-Jazz em 2013 com grande aceitação pela crítica especializada e com distribuição internacional no Japão, Pedro Neves apresenta o seu novo repertório original editado em Outubro de 2016 e reunido neste disco.
05:21 descreve o primeiro momento do amanhecer. A narrativa do álbum sugere o percurso de alguém que atravessa esta hora do dia recorrentemente, enfrentando um turbilhão de pensamentos e sensações que o levam numa viagem alucinante que apenas termina quando por fim consegue adormecer.

"...Neves pincela os temas com exuberância, bem acompanhado pelos parceiros de trio, num permanente jogo de alta intensidade dinâmica. A qualidade da composição é ampliada pela fulgurante interpretação do trio, resultando num disco muito acima da média."

(Nuno Catarino in "Público")

"...Ainda assim, se o anterior “Ausente” preferiu a poesia, este “05:21” (em se tratando de um disco de jazz, será de presumir que o numerário indica a hora de deitar, não a de levantar) valoriza precisamente aquele factor que nos faz não querer ir para a cama: a agitação. A maior parte dos temas tem um “groove” e uma vertente “funky” mais habituais no jazz eléctrico do que em algo de tão assumidamente acústico como este disco. E no entanto, é uma composição lenta que faz com que nos rendamos aos argumentos expostos, a bela “Yesterday”, sendo curioso que a faixa seguinte, a do título, conote o sentido de beleza antes despertado com a música clássica, não sem que o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista Leandro Leonet lhe acrescentem uma pulsação bem picada. Cá está mais um CD do Norte que dá gosto ouvir…

(Rui Eduardo Paes in "jazz.pt")

Contribuição para o espetáculo: 5 palhetas

FORMAÇÃO
Pedro Neves | piano, composição
Miguel Ângelo | contrabaixo
Leandro Leonet | bateria

Local MIRA FORUM
Rua de Miraflor 159, 4300-334, Campanhã, Porto
Horário de funcionamento terça a sábado, das 15h às 19h
Entrada livre
Contacto miraforum@espacomira.net
Telm 929 145 191- 929 113 431

Sem comentários: