quarta-feira, 12 de abril de 2017

RAPORTUGAL APRESENTADO EM COIMBRA




















"Dia 29 de Abril, auditório no Conservatório de Música de Coimbra, 20.30, mesa redonda seguida de concerto que abre as hostilidades para a compilação RAPortugal 2016-2017.

Fazem parte da compilação os rappers Jazzy J (que em 1994 gravaria com Zona Dread 2 temas na colectânea RAPública), Ruze (de Coimbra), MK Nocivo (de Bragança), Vin Mariani (do Algarve), Landim, Komikalat, Puro L, Phoenix RDC, Matilha 401, entre outros.

Se em 1994 o grafismo de RAPública (ver capa, 1994, Sony) circunscrevia este domínio à área metropolitana de Lisboa (nesta mesa redonda procurarei demonstrar porquê) esta (compilação), em 2017, descentraliza. Os MC que a integram vêm de norte a sul do país.

Quer o CD/compilação como o livro (RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986-1996) poderão ser adquiridos a partir de Maio. O livro, reforço, tem uma edição física e outra em e-book, é editado pela Editora Caleidoscópio. Ambos assinalam o culminar do trabalho realizado no âmbito do projecto RAPortugal 1986-1999, que contou ainda com um ciclo de 7 conferências e debates em torno do tema, por onde passaram rappers, investigadores, dirigentes associativos, radialistas que se envolveram com este domínio cultural e sonoro no seu início e um conjunto de workshops em escolas realizados numa parceria com a Associação Cultural Moinho da Juventude.

Este projecto contou em 2015 com o apoio da Direcção-Geral das Artes".

Soraia Simões

Sem comentários: