quinta-feira, 11 de maio de 2017

ANA GOMES APRESENTA BALANÇO














A menina-mulher que nasceu em Braga apresenta agora Balanço, álbum com composições de TóZé Brito e produzido por André Sarbib, que conta com a edição da Sony Music e com a chancela da Blitz Records.

Balanço surgiu de uma pesquisa em mais de 500 canções de um dos maiores compositores português e as 10 canções escolhidas foram uma escolha da Ana Gomes e de Tozé Brito. Aliás a presença do compositor esteve presente durante todo o processo do álbum (produção, gravação e edição do álbum) sendo que também o podemos ouvir em dois dos temas de Balanço.

“No decurso da minha carreira conheci o músico e compositor Tozé Brito que admiro desde muito jovem por ter crescido a ouvir as suas músicas. A estima que sempre nutri pelo seu trabalho levou a que desenvolvêssemos uma amizade com gostos musicais comuns. Foi assim que questionei o Tozé Brito sobre a possibilidade de gravar um álbum com temas de sua composição ao que se mostrou desde logo recetivo.”

O álbum foi produzido pelo pianista André Sarbib, o que permitiu obter um som de “smooth jazz” e pop, mas em português. Balanço é muito da identidade da cantora, falando de amor e é uma forma de escutar temas de uma dos maiores autores nacionais.

A estreia deste álbum aconteceu na edição de 2016 do EDP COOLJAZZ, na mesma noite do concerto “Marisa Monte convida Carminho”.

Ana Gomes conheceu André Sarbib com o projecto Fado in Bossa. Este projecto foi iniciado pela cantora e pelo maestro Uriel Varallo, no qual uniram duas culturas, o fado e a bossa nova. Lançaram Fado Tropical (Ovação, 2014) e percorram o país e alguns países da Europa. Contudo em 2015, o maestro viria a falecer e de forma a dar continuidade ao projecto foram integrados o pianista André Sarbib e o guitarrista Cláudio César Ribeiro.

A cantora nasceu em Braga e desde cedo começou a pisar palcos, fazendo com que aos 16 anos editasse o seu primeiro álbum “Caminhos d’Água”. Canta desde sempre, estudou canto lírico, formação musical e canto jazz.


Sem comentários: