segunda-feira, 11 de setembro de 2017

WHY PORTUGAL ANUNCIA TRÊS WOKSHOPS









Portugal 2020 / Europa Criativa anuncia apoio
ao cluster de música WHY Portugal através do programa ETEP

No seguimento deste apoio são anunciados 3 workshops em simultâneo em 3 cidades portuguesas diferentes, todos com entrada gratuita, mediante inscrição.

WORKSHOPS 28 SETEMBRO | 18H30
Leiria | Atlas Hostel
Coimbra | Casa das Artes (Fundação Bissaya Barreto)
Porto | Casa da Música

Sete entidades culturais portuguesas, entre elas o cluster de música portuguesa WHY Portugal através do apoio direto dado à rede ETEP (European Talant Exchange Program), foram selecionadas para apoio financeiro de projetos artísticos no âmbito das Plataformas Europeias 2017 do programa Europa Criativa (um programa através do qual a União Europeia apoia os setores cultural e criativo entre 2014 e 2020, com um orçamento de 1,4 mil milhões de euros).

Foi assim confirmada a renovação da parceria institucional entre a WHY Portugal e a rede ETEP / Eurosonic. Na continuação da ação 'country focus' desenvolvida em janeiro de 2017 no Eurosonic Noorderslag (Holanda) que contemplou a presença de mais de 20 artistas nacionais e mais de 70 profissionais do setor no evento, o cluster de música passa a colaborar diretamente e de forma permanente com esta rede profissional, contribuindo para que mais artistas nacionais estejam nas próximas edições do festival e para que as oportunidades para as bandas, artistas e profissionais do setor da música nacionais se mantenham de forma regular.

Neste contexto, a WHY Portugal prepara-se para uma sessão de workshops em três cidades portuguesas em simultâneo - Leiria, Coimbra e Porto - no próximo dia 28 de setembro pelas 18h30. As sessões contam com a presença do presidente da associação empresarial WHY Portugal, Hugo Ferreira, em Leiria, Hélder Bruno, da Cherry Blossom Consulting, em Coimbra e Ana Rita Feijão, coordenadora executiva WHY Portugal, na sessão do Porto.

Estes workshops visam a capacitação profissional no contexto da exportação da música e serviços do cluster da música com o objetivo de maximizar os resultados dos participantes nos vários eventos e feiras profissionais internacionais em que a WHY Portugal está presente ou com os quais tem uma parceria.

Outras vertentes importantes destes workshops são o balanço das principais ações levadas a cabo pela WHY Portugal na sua primeira temporada de atividade (2016/17) assim como a apresentação dos planos que visam o crescimento e desenvolvimento da ação WHY Portugal no âmbito da exportação da indústria da música portuguesa assim como os eventos em que a associação empresarial estará presente.

As ações desenvolvidas em 2016 / 2017 incluem presenças em festivais e feiras profissionais de destaque como o Reeperbahn na Alemanha e SXSW nos Estados Unidos, passando pelo WHY Portugal Event no Westway LAB Festival em Portugal e o The Great Escape em Brighton, no Reino Unido. Sendo que o maior destaque de 2017 será sempre o contry focus de Portugal no Eurosonic Noorderslag (Holanda) em janeiro.

Continuando na aposta dos mercados internacionais, especialmente o europeu, há também uma renovação da relação entre a WHY Portugal e o Reeperbahn Festival 2017 na Alemanha. O cluster de música irá participar no encontro da rede EMEE - European Music Export Exchange, rede de plataformas de exportação dos países europeus, já no dia 21 de setembro. Via WHY Portugal, é também possível participar do Reeperbahn Festival 2017 a preços muito convidativos através do desconto profissional disponível.

Sem comentários: