quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O GAJO NO MEXEFEST




















O Gajo, projeto musical de João Morais, que lançou o seu mais recente álbum "Longe do Chão" em maio deste ano, é uma das novas confirmações do Vodafone Mexefest. O artista atua no dia 25 de novembro pelas 20H00 no Palácio Foz, nos Restauradores.

Depois de fazer uma digressão um pouco por todo o país, apresentando o seu "Longe do Chão", que conta com o single "Há uma festa aqui ao lado" e "Miradouro da Batucada", o Gajo volta a Lisboa, cidade que serviu de inspiração para o seu disco, para uma apresentação única numa das salas mais emblemáticas da cidade, o Palácio Foz. Este concerto acontece no âmbito do festival Vodafone Mexefest, que acontece de 24 a 25 de novembro em salas circundantes à Avenida da Liberdade.

"Longe do Chão" é um trabalho de sombras vagas de final de tarde que povoam o universo do artista, e nos contam histórias da cidade oculta. É um voo sobre nós próprios embalados por uma Viola Campaniça que nos enche como a maré e nos inunda com sentimentos de naufrágio.

O Gajo nasce em Lisboa na primavera de 2016 pelas mãos de João Morais com o intuito de ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal. É assim que surge a relação com a Viola Campaniça, um instrumento de raiz tradicional que faz parte da história centenária e cultural portuguesa.

Também designada por Viola Alentejana, a Viola Campaniça era o instrumento musical usado para acompanhar os célebres cantares à desgarrada, ou ”cantes a despique”, nas festas e feiras do Alentejo.

João Morais é músico desde 1988 e depois de quase 30 anos a tocar guitarras vindas de fora, é num concerto em Beja que conhece a Viola Campaniça. A que traz para Lisboa ganha novas tonalidades afastando-se da linguagem mais tradicional mas mantendo intacta a sua Portugalidade.

As composições d’O Gajo podem soar a fado, mas não são fado, podem soar a música tradicional, mas não são música tradicional, são um híbrido disso tudo e muito mais.
O Gajo toca música do mundo.

Mais informações:
"Longe do Chão" disponível em: http://bit.ly/2xtG4vi
"​Longe do Chão" conta com o apoio da Fundação GDA.

Apresentação Vodafone Mexefest:
25 novembro - Lisboa
Palácio Foz - 20H00
Mais informação aqui.

Sem comentários: